Website

Conversas d'ouro: A Revista Umbigo - Um caso de Resiliência

Conversas d'ouro, iniciativa do Departamento de Artes e Multimédia do nosso Instituto está de regresso no próximo dia 17 de junho para uma conversa subordinada ao tema "A Revista Umbigo - Um caso de Resiliência".

Fundada em 2002, a Umbigo nasceu com o objetivo de desenvolver uma publicação caraterizada pela fusão e cruzamento entre artes, representando uma revolução na realidade editorial portuguesa e dando espaço para que jovens e talentosos artistas emergissem. Logo no seu ano de nascimento, a Umbigo esteve presente na Trienal de Arquitetura e Design de Milão, como exemplo de boas práticas no campo editorial em Portugal. Hoje, 18 anos depois, a Umbigo constitui-se como uma plataforma integrada de arte e cultura que engloba uma revista impressa com duas edições (português e inglês) e com periodicidade trimestral,  um portal digital bilingue (português e inglês) com atualização diária, e uma rede de networking para artistas e agentes do meio, a UmbigoLAB. Em 2014, a edição online ganhou um Prémio de Bronze no Festival do Clube de Criativos de Portugal e em 2019 foi galardoada com um Prémio APOM (Associação Portuguesa de Museologia).

Indo ao encontro do que é sugerido no título, a relação com o mercado nunca foi fácil em termos de edição, pois em Portugal as publicações de nicho não são aliciantes para o universo dos anunciantes e o percurso da Umbigo foi desde sempre muito difícil nas tentativas trimestrais de garantir o pagamento de mais uma impressão. Sem nunca falhar uma edição desde o seu início em 2002 e a Umbigo é um caso de resiliência na história das revistas em Portugal, afirmando-se no panorama editorial português como um projeto ímpar, sendo uma plataforma incontornável para agentes culturais e artistas, instituições e empresas.

A convidada desta edição do Convesas d'ouro será Elsa Garcia , Jornalista e curadora e Diretora da Revista Umbigo.

Nascida em 1976, é jornalista desde 1994. Ao longo dos anos tem feito vários cursos de jornalismo, bem como vários cursos de arte contemporânea, entre os quais Temas da História da Arte do Século XX (Fundação Serralves), workshop de Curadoria na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Estética (Ar.Co) e História da Fotografia na mesma Instituição e uma Pós-Graduação em Curadoria na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro fundador e diretora da revista Umbigo, criada em 2002, com a qual desenvolveu vários projetos curatoriais, entre eles a exposição Entre Limite e a Audácia de Miguel Palma na galeria Fábulas, The Difference de Andrea Splisgar no Palácio de Santa Catarina, a exposição Pieces and Parts na Plataforma Revólver, Lisboa, exposição Pierre Barbrel – Dissociation no Espaço Camões da Sá da Costa e a exposição Robe de contact (lys) do artista Jean François-Krebs na Galeria Sá da Costa. Foi júri e curadora da Exposição de Joalharia Contemporânea On the Other Hand, comemorativa do 5º aniversário da PIN (Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea), na Galeria Reverso (Lisboa), Galeria Adorna Corações (Porto) e no Simpósio Gray Area na Galeria Medellein (Cidade do México). Também para a revista Umbigo coordenou a edição do livro Coordenadas do Corpo na Arte Contemporânea, uma coleção que reúne um ensaio de Bárbara Coutinho e diversos trabalhos artísticos, muitos deles desenvolvidos propositadamente para o livro, num conjunto de trabalhos que representam uma pequena amostra das preocupações filosóficas e estéticas de um grupo de artistas. Mais recentemente e juntamente com António Néu (diretor de arte da revista Umbigo) criou a Plataforma UmbigoLAB, uma rede de networking para artistas que promove a sinergia entre estes e os agentes do meio (curadores, diretores de museus, galeristas, colecionadores e instituições).

Tendo em conta o cenário de pandemia, esta edição realizar-se-á através de videoconferência nomeadamente via plataforma Zoom Colibri a partir das 18 horas.

A participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória através do envio de email para inscricoes@iscedouro.pt.

© 2020 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos