Website

Departamento de Desporto publica artigo científico no âmbito da Saúde Pública

O Departamento de Desporto do nosso Instituto acaba de lançar um artigo científico, subordinado ao tema “A Visual Scan Analysis Protocol for Postural Assessment at School in Young Students”, no International Journal of Environmental Research and Public Health.

O trabalho desenvolvido contou com a participação de investigadores de outras instituições de ensino superior e de alguns docentes do Departamento de Desporto do ISCE Douro, que também fazem parte do NIDEF (Núcleo de Investigação em Desporto e Exercício Físico) do nosso Instituto, nomeadamente a Prof.ª Doutora Maria Emília Alves, coordenadora do projeto, o Prof. Doutor Pedro Forte, o Mestre Duarte N. Carneiro, o Dr. Jorge Alves e o Prof. Doutor Jorge E. Morais.

O artigo apresenta os resultados de um estudo em que possibilitou comparar o diagnóstico radiológico com um método não invasivo para avaliação do alinhamento da coluna, adotando-se a observação direta com um fio de prumo como referência à linha da gravidade e com recurso a um simetrógrafo validaram um método específico.

Este projeto desenvolvido no âmbito da saúde pública surge de uma das linhas de investigação do NIDEF e os resultados podem ser de grande utilidade para a comunidade escolar. Ao ser utilizada a avaliação da postura corporal nas escolas, os professores de Educação Física podem detetar precocemente desalinhamentos posturais que quando são acentuados importa informar as famílias, sugerindo-se o encaminhamento para observação clínica, de modo a que estes jovens no futuro possam vir a ser adultos mais saudáveis. 

Disponível para download aqui.

© 2020 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos