Website

Docentes do Departamento de Desporto realizaram testes físicos no Rebordosa AC

No início da época desportiva, os Docentes do Departamento de Desporto do nosso Instituto, Prof. Carlos Moreira e Prof. Luís Ferreira, com a colaboração do estudante da Licenciatura em Desporto do ISCE Douro, João Nogueira, estiveram durante dois dias a realizar testes físicos à equipa sénior de futebol do Rebordosa Atlético Clube (RAC), treinada pelo Professor Arlindo Gomes.

Utilizando alguns instrumentos do Laboratório de Desporto do ISCE Douro, os docentes aplicaram um protocolo de avaliação física que passou por, numa fase inicial, avaliar o peso e altura, utilizando um estadiómetro, e o nível de composição corporal dos atletas, através de uma Tanita.

Para avaliar a agilidade utilizaram o teste “S180”, recorrendo às células fotoelétricas para a medição do tempo de realização. A força do trem inferior e a potência muscular foram avaliadas através dos testes “Squat jump” e “Drop Jump with arms”, respetivamente, utilizando o “Ergo jump” como instrumento de medição.

Foram ainda realizados testes para avaliar a velocidade e a capacidade aeróbia. No caso da velocidade, com a utilização das “Células fotoelétricas”, foi possível avaliar a velocidade dos 0 aos 10 metros (aceleração) e dos 10 aos 30 metros (velocidade máxima). O “Yo-Yo intermittent recovery test” permitiu estimar a capacidade aeróbia dos jogadores.

Este protocolo de avaliação física será repetido ainda durante esta época desportiva com o objetivo de se observar se existe evolução dos resultados.

Esta colaboração com as entidades desportivas da região demonstra o trabalho realizado pelo Departamento de Desporto do ISCE Douro ao serviço da comunidade.

© 2020 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos