Website

Escritaria 2019 começou no ISCE Douro

O ISCE Douro foi o palco escolhido para o arranque da agenda da semana do Festival Literário ESCRITARIA deste ano. Recebemos no passado dia 21 de Outubro, no auditório da nossa instituição, o jornalista e escritor André Rodrigues que esteve à conversa com o público presente. A participar do momento estiveram representantes da Câmara Municipal de Penafiel, do Escritaria, da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia e estudantes e docentes dos vários departamentos do ISCE Douro, com destaque para a presença do Sr. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, entidade organizadora do evento, Dr. Rodrigo Lopes.

O evento que vai já na 12ª edição, e que este ano homenageia Manuel Alegre, Poeta da liberdade, da resistência, mas também clássico, começou com um auditório repleto para ouvir o escritor André Rodrigues, jornalista da Rádio Renascença e autor da rubrica “«O Mundo em Três Dimensões “, rubrica que deu recentemente origem ao primeiro livro da sua autoria "Números que contam Histórias". 

Com muita sagacidade, humor e paciência para as perguntas e comentários da audiência, numa conversa descontraída moderada pela Professora Manuela Lopes, Diretora do Departamento de Artes e Multimédia do nosso Instituto, André Rodrigues apresentou o livro mencionado, falando ainda da rubrica de sucesso da Rádio Renascença e discutiu com os docentes e estudantes do ISCE Douro os atuais paradigmas da criação e comunicação multimédia. 

Pelo interesse e multiplicidade de temas que são abordados no livro e na rubrica  e que despertaram grande interesse junto da audiência, durante a apresentação, e apenas pela forma como o discurso aceso foi conduzido, gerou-se erradamente a ideia de que poderia haver um lapso matemático numa das crónicas abordadas, questão que viria mais tarde a ser desconstruída, já que se concluiu ser inexistente qualquer erro.

O ISCE Douro agradece à CM Penafiel a honra de ver começar a 12ª Edição do Escritaria no nosso Instituto e muito agradece a partilha valiosíssima que o escritor e jornalista André Rodrigues trouxe até ao ISCE Douro, pelo que esperamos que em breve possamos reforçar a colaboração com o mesmo, que estimulou o sentido crítico da nossa comunidade académica, demonstrando que o mundo assenta em números e que a rádio continua a ser um elemento fundamental no universo multimédia em que vivemos.

O festival que se caracteriza por ser o único que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa, com a a cidade a transformar-se, “por uns dias, na sua própria cidade”, homenageou nas edições anteriores Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares e Pepetela. 

De destacar ainda, na edição desta ano, a inauguração do projeto de Arte Multimédia do nosso Departamento de Artes e Multimédia, a qual terá lugar no dia 26 de Outubro, pelas 18horas, no Museu Municipal.

Podes consultar o programa completo aqui.

© 2019 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos