Website

Estudante do ISCE Douro participa no CISIET

A estudante do ISCE Douro, Esmeraldina Fernanda da Cruz Oliveira, participou com uma comunicação no CISIET, na Colômbia, no dia 8 de outubro de 2020, intitulada: (Trans)formar rotinas em aprendizagens na educação Pré-Escolar. A referida comunicação resultou do trabalho de mestrado, desenvolvido no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação científica da Professora Maria Lopes de Azevedo, Coordenadora do Departamento de Educação.

__________________________________________________________________________________________________

Resumo

A presente investigação, intitulada: (Trans)formar rotinas em aprendizagens na Educação Pré-Escolar, foi realizada no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas, durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e teve como objeto de estudo as rotinas das crianças no Pré-escolar, numa tentativa de se procurar perceber qual o papel das rotinas no processo de ensino aprendizagem. Assim, constituíram focos de análise questões subjacentes à conceptualização teórica das rotinas, bem como da sua configuração nas aprendizagens na Educação Pré-escolar.

No sentido de contribuir para o (re)conhecimento das eventuais potencialidades das rotinas, enquanto recurso pedagógico, desenharam-se e levaram-se a cabo um conjunto de atividades com um grupo de dezassete crianças do Jardim de Infância de Penafiel, apoiando-nos, assim, numa abordagem qualitativa/interpretativa.

Portanto, de forma reflexiva, a partir das observações, dos diários de bordo, da intervenção e interações com as crianças, tivemos a possibilidade de caracterizar as rotinas e como estas se (trans)formavam em aprendizagens. Tentou-se produzir conhecimento científico sobre o papel educativo das rotinas, que abrangem uma sequência de tarefas e/ou acontecimentos ao longo dos dias e pudemos constatar que as rotinas, estando contextualizadas nas aprendizagens das crianças, contribuem para potenciar a autonomia e independência nas crianças e, consequentemente o seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Educação, Pré-Escolar, rotinas, desenvolvimento, aprendizagens.

© 2020 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos