Website

ISCE DOURO associa-se ao exercício público nacional “A TERRA TREME”

Iniciativa pretende sensibilizar para o Risco Sísmico e destina-se a preparar a proteção durante e depois de um sismo.

O ISCE DOURO associa-se no dia 5 de novembro (quinta-feira) à iniciativa “A TERRA TREME”. Este exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o Risco Sísmico, está marcado para as 11h05.

Com a duração de um minuto, os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. “Baixar” implica colocar-se numa posição que evite a queda durante o sismo e permitir a mobilidade; “Proteger” aconselha a proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procurar abrigo, se possível sob uma mesa resistente; “Aguardar” significa esperar até que a terra pare de tremer.

A participação pode ser individual ou em grupo, em qualquer local onde a pessoa se encontre.

O exercício visa exercitar os três gestos e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.

Na edição deste ano e tendo em conta a situação pandémica associada à COVID'19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A este propósito salienta-se que a participação nesta iniciativa através da execução dos três gestos de autoproteção pode ser realizada em diversos contextos e, segurança.

A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e tem como objetivo contribuir para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

Mais informações em www.aterratreme.pt ou aqui.

© 2020 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos