Website

Políticas de Investigação

| Sobre a política de investigação do ISCE Douro

 

O projeto de desenvolvimento do ISCE Douro consubstancia, tal como identificado na sua missão e projeto educativo, científico, cultural, artístico e desportivo, uma aposta na investigação orientada e baseada na prática, tal como se espera de uma instituição de ensino superior politécnico.

O ISCE Douro orienta a sua atividade investigativa, em primeiro lugar, a partir e para o seu território de inserção, procurando, em articulação com as forças vivas da região, promover o desenvolvimento local e regional do Tâmega e Sousa e da grande região do Douro.

Nesta tão importante dimensão da sua atividade institucional, o ISCE Douro procura responder, através da constituição dos seus núcleos de investigação, ao desenvolvimento de uma atividade investigativa articulada com as necessidades identificadas, a partir do que define as linhas programáticas da política de investigação institucional.

A seu tempo, a expectativa institucional é a de contar com uma dimensão investigativa suficiente que permita a criação de condições necessárias para a constituição de um centro de investigação do ISCE Douro. Para tanto, a instituição conta com o aprofundamento das parcerias existentes com outras IES e com os centros de investigação de outras IES com as quais coopera, estando determinada ainda em alargar, em quantidade e em qualidade, a sua rede de parcerias nacionais e internacionais com vista ao desenvolvimento de atividades de I&D.

A política de investigação institucional sustenta-se em três grandes pilares:

a investigação enquanto processo nuclear do cumprimento da missão e projeto educativo do ISCE Douro ao serviço da sociedade, em geral, e da região, em particular;

a valorização e transferência do conhecimento; e

a articulação entre a formação e a investigação.

Num horizonte temporal mais largo, pretende-se que a investigação se constitua como um instrumento de reconhecimento que ultrapasse a região, afirmando-se nacional e internacionalmente, mas sempre focada, antes do mais, no desenvolvimento local e regional. Para cumprimento deste objetivo calculado a médio e longo prazo, o ISCE Douro encontra-se já a desenvolver negociações com parceiros internacionais, envolvendo, para o efeito, o Centro de Cooperação e Relações Internacionais (CCRI).

 

| Sobre os objetivos estratégicos prioritários no domínio da investigação

 

  1. incentivar a participação dos nossos docentes em Centros de Investigação avaliados pela FCT e com avaliação de Excelente ou Muito Bom;

  2. promover trabalhos de investigação, inovação e desenvolvimento tecnológico na perspetiva do desenvolvimento regional, em todos os domínios do conhecimento do ISCE Douro;

  3. fomentar a interdisciplinaridade entre os núcleos de investigação do ISCE Douro, entre os grupos de investigação do ISCE Douro e do ISCE, com centros de investigação de outras IES e com outras IES;

  4. promover a vertente dos projetos de investigação com financiamento, bem como a prestação de serviços à comunidade, enquanto vias privilegiadas para a afirmação do ISCE Douro no domínio da I&D, tanto a nível, regional e nacional, como internacional;

  5. incentivar a difusão do conhecimento científico e tecnológico, designadamente numa perspetiva aplicada;

  6. orientar os trabalhos de investigação para a transferência do conhecimento e de tecnologia nas áreas de prioridade regional;

  7. promover iniciativas que possibilitem aos investigadores do ISCE Douro conhecer e potenciar diferentes oportunidades de financiamento para os seus projetos de investigação;

  8. promover a dimensão internacional da atividade de I&D, mobilizando redes de cooperação científica transnacionais, quer em torno da preparação e execução de projetos, quer na realização conjunta de iniciativas de divulgação científica de âmbito internacional;

  9. imprimir uma cultura de qualidade no domínio da investigação do ISCE Douro.

A política de investigação da instituição tem, assim, de refletir necessariamente a matriz institucional, a sua capacidade de resposta que a curto, médio e a longo prazo se pretende ver concretizada como um modelo de investigação prioritariamente baseado na prática, sem que isso implique descurar o favorecimento da investigação de cariz fundamental.

O ISCE Douro conta já com uma rede de parcerias suficientemente alargado para potenciar o desenvolvimento de projetos de investigação com projeção local e regional e tem condições para o estabelecimento de mecanismos de cooperação científica que possam ser equacionados no futuro, o que permite perspetivar, a longo prazo, as prioridades, as sinergias e os domínios de afirmação do ISCE Douro na investigação.

Importa também reforçar a necessidade de promover a realização de projetos e de outras atividades de I&D de cariz inter e transdisciplinar, potenciando, para o efeito, os atuais e eventuais futuros núcleos de investigação do ISCE Douro, através da criação de oportunidades para a constituição de equipas de investigadores com competências diversificadas e complementares.

Neste quadro, a instituição entende a importância de orientar a investigação a desenvolver no ISCE Douro, designadamente a baseada na prática, por um conjunto de domínios técnico-científicos que sustentam a atividade formativa e de transferência de conhecimento para a sociedade, em geral, e para a região em particular.

De acordo com esta política e prosseguindo o seu caminho, constituíram-se os núcleos de investigação dos departamentos, concretamente:

  • Núcleo de Investigação em Desporto e Exercício Físico – NIDEF

  • Núcleo de Investigação em Artes e Multimédia – NIAM

  • Núcleo de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação – NITCE

Tal como preconizado nos objetivos prioritários estratégicos do ISCE Douro para a investigação, vários docentes do ISCE Douro desenvolvem atividades similares em unidades de investigação sediadas noutras instituições de ensino superior, alguns deles em centros de investigação de excelência avaliados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Neste intercâmbio, esses docentes trazem consigo aportes de conhecimento e de práticas investigativas inovadoras, disseminando e partilhando conhecimento, mobilizando experiência acumulada, permitindo a transferência de boas práticas de investigação e assim contribuindo para o desenvolvimento das atividades de I&D institucionais, favorecendo o desenvolvimento da instituição e do seu território.

Esta participação dos docentes do ISCE Douro em centros de investigação de outras instituições de ensino superior é muito importante para o desenvolvimento das atividades de I&D da instituição, na medida em que permite incrementar, em quantidade e qualidade, as parcerias do ISCE Douro com outras instituições de ensino superior, entidades e empresas.

A participação de estudantes, desde os primeiros anos, nas atividades de I&D desenvolvidas institucionalmente é estimulada e privilegiada no âmbito da investigação orientada baseada na prática. Todos os núcleos de investigação contam com a participação de estudantes como investigadores colaboradores nas equipas dos projetos de investigação em desenvolvimento na instituição.

 

© 2019 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos