Website

Kurika apresentado no Museu Municipal

Projeto desenvolvido por alunos do ISCE Douro

 

No passado sábado, dia 26 de Outubro, o ISCE Douro participou ativamente no Escritaria 2019, com a apresentação do projeto Kurika. O projeto desenvolvido por alunos da Licenciatura em Produção de Conteúdos Interativos e Multimédia e do  CTeSP em Desenvolvimento de Conteúdos Multimédia do ISCE foi produzido pelo Núcleo de Investigação em Artes e Multimédia (NIAM) sob coordenação do Professor Sérgio Eliseu e com o apoio dos Docentes, Maria Manuela Lopes, Gilberto Reis e Marta Noronha, apresenta-se como um projeto/homenagem à obra "Cão como nós" de Manuel Alegre, projeto que foi realizado exclusivamente a pensar no Festival Literário Escritaria.

O projeto que conseguiu transportar Manuel Alegre para a realidade virtual onde foi possível ao escritor fazer festas ao cão, consistia numa instalação interativa onde um cão tridimensional feito de palavras respondia a comandos de voz (ladrando se fosse dito o seu nome "Kurika") e a movimentos do público despoletando sons e imagens. Num plano luminoso, alcançado pelo texto, as palavras remetem para a evocação da memória de Kurika e, presente em excertos de vídeos ruidosos, também despoletados pela interação, aludia-se pelas imagens a memórias de locais de experiências e afetos ligados ao mesmo.

Kurika foi inaugurado no passado sábado, no Museu Municipal, tendo contado com a presença do escritor homenageado no Festival Literário Escritaria, o qual, juntamente com a sua esposa, se mostrou visivelmente comovido na presença do seu cão virtual que respondia com latidos ao chamamento dos donos e que os seguia para todo o lado.

O projeto que foi apresentado na presença da Vice-Presidente da CM Penafiel,  Dra.  Susana Oliveira, do Dr. Alberto S. Santos, Escritor e Presidente da Assembleia Municipal de Penafiel  e da Dra. Sofia Leal e de vários membros da comitiva de Manuel Alegre, bem como na presença de demais ilustres, recebeu críticas bastante positivas de todos os presentes, sendo mais uma prova reveladora do excelente trabalho que se desenvolve com os estudantes no ISCE Douro.

 

© 2019 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos