Website

Mais um artigo científico internacional do Departamento de Desporto

Os docentes do Departamento de Desporto do ISCE Douro, Prof. Doutor Pedro Forte e Prof. Doutor Jorge Morais, publicaram o artigo científico, “The Drag Crisis Phenomenon on an Elite Road Cyclist—A Preliminary Numerical Simulations Analysis in the Aero Position at Different Speeds”

O artigo da autoria dos docentes do ISCE Douro em parceria com outros investigadores nacionais teve como objetivo analisar o fenómeno da crise do arrasto num ciclista na posição aero através de simulações numéricas. Este estudo foi uma análise preliminar, sendo inédito e original.

Resumo:

Em objetos como esferas, o fenómeno da crise do arrasto foi apresentado em 1979 e tem vindo a ser justificado pela turbulência do escoamento de fluidos. Este fenómeno é traduzido numa diminuição acentuada nos valores do coeficiente de arrasto a determinados valores de Reynolds, dependendo também do tipo de escoamento do fluido (variáveis dependentes da velocidade). Nas ciências do desporto, os autores deste artigo e docentes do ISCE Douro, tem vindo nos últimos anos a explicar a variação do arrasto através da crise do arrasto, tendo diversas implicações na estimativa e avaliação da performance. No entanto, esta foi a primeira vez que foi avaliada a crise do arrasto em contexto desportivo. No estudo referido foram realizadas simulações numéricas entre 1 e 22 m/s e foi avaliada a variação do coeficiente de arrasto. Os autores identificaram o fenómeno da crise do arrasto para velocidades entre 3 m/s e 9 m/s. Com este estudo, os treinadores poderão justificar possíveis viés nas predições do arrasto em ciclistas de elite.

Esta é mais uma evidência da investigação em curso no NIDEF, do ISCE Douro.

Disponível para download em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/14/5003 

 

 

© 2020 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos