Artigo publicado na Revista Brasileira de Futebol
O Prof. Doutor Pedro Forte, Coordenador do Departamento de Desporto do ISCE Douro, em parceria com outros investigadores nacionais, publicou um artigo na Revista Brasileira de Futebol (Rev Bras Futebol 2020; v. 13, n. 3, 03 – 16).
A Revista Brasileira de Futebol (The Brazilian Journal of Soccer Science) ISSN 1983-7194 é órgão oficial do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), cuja missão é divulgar informações científicas para a comunidade acadêmica nacional e mundial, bem como para profissionais e/ou estudantes que pretendam aprimorar o conhecimento técnico-científico nesta modalidade.
Com o Título " Aálise da magnitude das assimetrias posturais em crianças e jovens futebolistas", o estudo teve como objetivo comparar as assimetrias posturais por nível competitivo em jovens praticantes de futebol.
As assimetrias posturais estão relacionadas a diferentes tipos de lesões. Com isso, o controlo postural pode prever problemas dor ou ruturas musculares. Além disso, tarefas desportivas específicas de cada modalidade conduzem à hipersolicitação muscular e desenvolver assimetrias de força. Assim, práticas esportivas como o futebol podem explicar algumas assimetrias posturais.
O estudo concluiu que a magnitude das assimetrias tende a aumentar ao longo do tempo, sendo maiores nos jogadores mais velhos do que nos mais novos está disponível para consulta e/ou download aqui