Website

Educação Básica

 Aviso n.º 11970/2015, Diário da República, 2.ª série – N.º 204 – 19 de outubro de 2015

 

| Coordenação

| Número de Vagas

 Maria Lopes de Azevedo

20

 

| Apresentação do Curso

Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação Básica, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar. A promoção da assunção de atitudes e de práticas investigativas, através da estimulação da curiosidade e do gosto do saber, numa ótica social, científica, tecnológica, cultural e ambiental, é tida como indispensável à correta formação tanto do indivíduo enquanto cidadão, quanto do futuro profissional.

 

| Acreditação do Curso

Acreditado em 01/07/2015

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

Licenciado

 

| Provas de Ingresso

O seguinte conjunto de provas

- 17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais
- 18 – Português

 

| Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes, no final do CE, deverão ser capazes de: demonstrar conhecimentos, aptidões e competências no domínio da Educação, que revelem condições que permitam assegurar o prosseguimento para o 2.º ciclo de estudos. Mobilizar conhecimentos, aptidões e competências no domínio educativo relevantes para um desempenho de qualidade na ação em contextos educativos diversos e públicos de diferentes faixas etárias. Conceber, desenvolver e avaliar unidades de ensino-aprendizagem sustentadas na capacidade analítica e crítica. Praticar uma atitude investigativa permanente sustentada pelo conhecimento e adequação metodológica a contextos diversificados. Desenvolver uma formação de base na área da docência, sólida e estruturada, baseada na aquisição de saberes das várias áreas de conhecimento implicadas na Educação. Fundamentar opções pedagógicas baseadas na contextualização das dimensões ética, cívica, cultural e científica, projetando o sucesso educativo dos grupos com que trabalha.

 

| Saídas Profissionais

Prosseguimento de estudos para os mestrados profissionalizantes (2.º ciclo de estudos); Exercício de funções em contextos educativos não formais, como, por exemplo, carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como o desenvolvimento de atividade independente qualificada. 

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

  Pedagogia e Modelos de Educação   35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem   35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Sociologia da Educação e da Infância   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2
  História de Portugal I   45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 5
  Técnicas de Expressão e Comunicação em Português   55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 6
  Fundamentos da Matemática   55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 6
  Temas Integrados de Ciências I   20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 5

1.º Ano / 2.º semestre

  Metodologia Investigação em Educação   35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Introdução à Linguística Portuguesa   55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 6
  Geometria   55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 6
  Temas Integrados de Ciências II   20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 5
  História de Portugal II   45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 5
  Geografia de Portugal I   45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 5

2.º Ano / 1.º semestre

  Desenvolvimento Curricular   35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Língua Portuguesa e Aquisição da Linguagem   55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 6
  Álgebra   55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 6
  Educação Especial e Inclusão   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2
  Expressão Físico-Motora   25 (teórico-práticas) / 30(prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 6
  Geografia de Portugal II   45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 5
  Opção I: Inglês   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2
  Opção I: Espanhol   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2
  Opção I: Mandarim   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2

2.º Ano / 2.º semestre

  Língua e Cultura Portuguesa   55 (trabalho presencial) / 5 (orientação tutorial) 6
  Probabilidades e Análise de Dados   25 (trabalho presencial) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 6
  Expressão Dramática   25 (trabalho presencial) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 6
  Expressão Plástica   25 (trabalho presencial) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 6
  Expressão Musical   25 (trabalho presencial) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 6

3.º Ano / 1.º semestre

  Expressões Criativas Integradas   25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 6
  Resolução de Problemas em Matemática   25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 6
  Educação Ambiental e Saúde   45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 5
  Observação e Intervenção em Contextos Educativos   30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial) 8
  Opção II: Multiculturalidade e Educação Intercultural   35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)  3
  Opção II: Educação de Adultos   35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Opção II: Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos   35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Opção II: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação   35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Opção III: Oficina de Leitura e Escrita   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2
  Opção III: Práticas Experimentais em Ciências   10 (teórico-práticas) / 15 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 2
  Opção III: Oficina de Educação Matemática   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2
  Opção III: Oficina da História e de Geografia   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2

3.º Ano / 2.º semestre

  Didática da Língua Portuguesa   20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 4
  Didática da Matemática   20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 4
  Didática do Estudo do Meio   20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 4
  Didática das Expressões   20 (teórico-práticas) / 70 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 4
  Literatura para a Infância e Juventude   55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 6
  Projetos em Contextos Educativos   30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial) 8

 

| Contactos

Coordenação: Dra. Maria Lopes de Azevedo     

Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Hélder Alves

 

© 2018 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos