Website

Educação Física e Desporto

Novo plano de estudos - 2016/2017

Ciclo de Estudos acreditado pela A3ES
Registo na DGES: R/A - Cr 192/2012/AL01 a 17 de maio de 2016
​Aviso nº 223/2016, publicado na 2ª série do DR, de 07/06/2016

Reconhecimento pelo IPDJ com a Atribuição do Grau I e II de Treinador em Diversas Modalidades*

* Título de Treinador de Desporto reconhecido pelo IPDJ com a atribuição de Grau I na Componente de Formação Específica e Estágio e Grau II na Componente de Formação Geral, nas seguintes modalidades: Futebol; Futsal; Voleibol; Basquetebol; Natação.

Título de Treinador de Desporto com reconhecimento pelo IPDJ para os Graus I e II, na Componente de Formação Específica e Estágio e
Componente de Formação Geral, na modalidade de Andebol
.

Apresentação do Curso

Este curso pretende formar técnicos com competências pessoais e profissionais promotoras da aprendizagem e desenvolvimento de estilos de vida mais saudáveis junto de diferentes públicos. Para tal, propõe-se um plano de formação baseado nas ciências do desporto e nas ciências biológicas e exatas, com preocupações sociais e da saúde.

 

Objetivos do Curso

No perfil do ciclo de estudos, os estudantes deverão ser capazes de:

- Atuar profissionalmente de forma eficaz e eficiente em meios em que a atividade física e desportiva se alia naturalmente à vida saudável, mobilizando competências de análise sistémica de problemas.

- Orientar, acompanhar e treinar pessoas e grupos, com domínio de conhecimentos e técnicas desportivas específicas, segundo programas preparados e desenvolvidos adequadamente, designadamente utilizando título profissional de treinador numa modalidade escolhida.

- Gerir projetos em que a intervenção da educação física e a prática desportiva seja determinante para uma vida saudável e de bem-estar.

- Construir uma permanente atitude de curiosidade investigativa nas suas áreas de intervenção direta, numa perspetiva de integração no meio.

- Dominar e desenvolver as competências específicas de práticas desportivas em concreto, quer numa vertente de lazer quer numa de competição.

 

Coordenação

Profª. Doutora Emília Alves


Provas de Ingresso
Uma das seguintes provas: Biologia e Geologia ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português

 

Saídas Profissionais

Monitor ou Treinador em Diversos Contextos da Prática Desportiva e da Atividade Física; Profissional Responsável pela Prescrição do Exercício Físico para Populações Saudáveis ou Populações Especiais; Promotor de Atividades de Lazer e Animação Desportiva; Técnico de Exercício Físico e Controlo de Peso; Diretor Desportivo; Diretor Técnico de Ginásios e Instalações Desportivas, Técnico de Pelouro Desportivo de Autarquias; Gestor de Eventos Desportivos; Possibilidade de Acreditação da Formação de Grau I de Treinador Desportivo em Diversas Modalidades Desportivas*.

* Possibilidade de acesso ao Grau I de Treinador Desportivo, após a frequência do Estágio I e Estágio II do 1º e 2º Semestre do 3º Ano, nas modalidades desportivas específicas.

 

Plano de Estudos

 

1º Ano / 1º Semestre

Inglês (3 ECTS); Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (6 ECTS); Desportos de Combate (6 ECTS); Anatomo­fisiologia (6 ECTS); Teoria do Treino (3 ECTS); Futsal (6 ECTS).

 

1º Ano / 2º Semestre

Informática Aplicada (3 ECTS); Bioquímica (3 ECTS); Estatística (6 ECTS); Andebol (6 ECTS); Futebol (6 ECTS); Metodologia do Treino (6 ECTS).

 

2º Ano / 1º Semestre

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (3 ECTS); Basquetebol (6 ECTS); Natação (6 ECTS); Fisiologia do Exercício (6 ECTS); Sociologia do Desporto (3 ECTS); Patinagem (6 ECTS).

 

2º Ano / 2º Semestre

Voleibol (6 ECTS); Desportos de Raquete (6 ECTS); Antropologia e História do Corpo (3 ECTS); Metodologia da Investigação em Educação Física e Desporto (3 ECTS); Psicologia do Desporto (6 ECTS); Avaliação e Prescrição do Exercício (6 ECTS).

 

3º Ano / 1º Semestre

Pedagogia da Educação Física e Desporto (3 ECTS); Gestão do Desporto (3 ECTS); Atletismo (6 ECTS); Desportos de Academia (3 ECTS); Biomecânica (3 ECTS); Estágio I (12 ECTS).

 

3º Ano / 2º Semestre

Estágio II (12 ECTS); Ginástica (6 ECTS); Traumatologia e Socorrismo (3 ECTS); Atividades Físicas Adaptadas (3 ECTS); Promoção da Saúde (3 ECTS); Ginástica (6 ECTS); Opção: Desportos de Recreação e Lazer/Necessidades Educativas Especiais/Políticas Desenvolvimento de Recursos Humanos no Desporto ( 3 ECTS).

 

Mais informações:

© 2018 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos