Website

Produção de Conteúdos Interativos e Multimédia

Ciclo de Estudos acreditado pela A3ES

Registo na DGES: R/A - Cr 39/2016
Aviso nº 5225/2016, publicado na 2ª série do DR nº 78, de 21/04/2016

Ensino em Multimédia no ISCE DOURO corresponde a um potencial de empregabilidade elevado na área das TICE

Apresentação do Curso

Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com base numa matriz de formação multidisciplinar, que ao nível do ensino superior, se concretiza na aquisição de conhecimentos, capacidades conceptuais e técnicas nas áreas das Artes, das Indústrias Criativas e Entretenimento e no sector das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) numa perspetiva promotora de autonomia e vertente empreendedora.

Proporcionar e potenciar o desenvolvimento de perspetivas de análise, de investigação e crítica sustentadas, a partir do domínio de fundamentos teóricos e ética nas práticas, nomeadamente ao nível da produção conceptual e material de teor ou suporte pedagógico, educacional, lúdico e cultural, voltado para os diferentes contextos e domínios organizacionais.

Promover a compreensão e descodificação do impacto do uso das tecnologias e sua evolução nas sociedades da informação e do conhecimento num paradigma de inovação partilha e transferência de conhecimento, em cenários nacionais e internacionais.

 

Objetivos do Curso

No final do curso os estudantes deverão: Dominar a multimédia enquanto eixo aglutinador de equipamentos e softwares, materiais e técnicas que articulam conhecimentos e dimensões ao nível do texto, som, imagem fixa e animada. Atuar no processo de produção de conteúdos interativos e multimédia, dominando das linguagens de programação numa perspetiva de exploração e produção.

Assumir uma formação multidisciplinar, alicerçada na compreensão e domínio das formas e códigos das linguagens das artes e multimédia, da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar uma intervenção criativa e fomentar práticas inovadoras nos domínios artístico, cultural, organizacional e empresarial.

Desenvolver e avaliar projetos interativos e multimédia a partir de problemas identificados em contextos diferenciados, indispensáveis a uma lógica profissionalizante sustentada numa ótica de empreendedorismo responsável e desenvolvimento sustentável.

 

Coordenação

Prof.ª Doutora Manuela Lopes 

 

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas: 12 ­ História C. Artes; 16­ Matemática; 18 ­ Português.

 

Saídas Profissionais

As saídas profissionais do curso encontram-se distribuídas por diferentes setores e esferas económicas. Assim, um profissional formado nesta área deverá responder nas vertentes autoral de criação, produção e desenvolvimento de produtos interativos e multimédia para empresas culturais, criativas e de entretenimento. Deve ainda ser capaz de desenvolver produtos inovadores para os setores da saúde, empresas ligadas à educação, empresas gráficas, de comunicação audiovisual e publicidade, produção e manutenção de páginas para a web, empresas produtoras de cinema de animação e empresas de produção multimédia.

 

Plano de Estudos

1º Ano / 1º Semestre

Desenho (6 ECTS); Criação e Edição de Conteúdos WEB (6 ECTS); História das Artes e do Design (6 ECTS); Cultura Contemporânea (6 ECTS); Técnicas de Inglês Aplicado (3 ECTS); Técnicas de Expressão e Comunicação do Português (3 ECTS).

 

1º Ano / 2º Semestre

Processos Sensoriais e Perceção (5 ECTS); Fotografia Digital e Tratamento de Imagem Digital (5 ECTS); Laboratório Multimédia (8 ECTS); Introdução à Programação Orientada a Objetos (6 ECTS); Captação e Edição de Áudio e Vídeo (6 ECTS).

 

2º Ano / 1º Semestre

Introdução à Interação (6 ECTS); Ambientes Gráficos Digitais (6 ECTS); Técnicas Avançadas de Programação WEB e Bases de Dados (6 ECTS); Narrativas Digitais (6 ECTS); Comunicação e Marketing (6 ECTS).

 

2º Ano / 2º Semestre

Modelação 3D e Animação 3D (6 ECTS); Programação para Dispositivos Interativos (6 ECTS); Laboratório de Arte Digital (8 ECTS); Processos e Métodos de Criatividade (4 ECTS); Artes Performativas e Media Digitais (6 ECTS).

 

3º Ano / 1º Semestre

Laboratório Media Interativos (8 ECTS); Avaliação da Usabilidade (6 ECTS); Conceção e Implementação de Projetos Multimédia (6 ECTS); Ética e Deontologia na Comunicação (4 ECTS); Jogos Interativos (6 ECTS).
 

3º Ano / 2º Semestre

Empreendedorismo Criativo (4 ECTS); Plataforma e Indústrias Criativas (4 ECTS); Seminário (8 ECTS); Estágio (18 ECTS).

 

Entidades Parceiras para Estágio

:: Centro Português de Fotografia
:: Porto Canal
:: PT Inovação e Sistemas S.A.
:: Famasete
:: Palcos da Realidade – Computação Gráfica, Lda.
:: Câmara Municipal de Penafiel
:: ENERMETER, Sistemas de Mediação
:: Centro de Computação Gráfica
:: ZENI4MEDIA, Unipessoal
:: Media Marco Comunicação
:: Teatro de Ferro
:: LFM – Laboratórios Fotográficos do Marco
:: Tarambola
:: Macedos Pirotecnia
:: YAP TECHNOLOGY
:: Innovation Point S.A.

 

Mais informações:

© 2018 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos