Website

Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB

Aviso n.º 15044/2015, Diário da República, 2.ª série — N.º 251 — 24 de dezembro de 2015

 

| Coordenação

| Número de vagas

Teresa Pole-Baker

20

 

| Apresentação do Curso

Este curso visa formar profissionais competentes capazes de dar resposta à necessidade de promover aprendizagens significativas da língua inglesa no 1.º CEB, fundamentando as suas opções pedagógicas com base na contextualização das dimensões ética, cívica, cultural e científica e projetando o sucesso educativo dos grupos com que trabalha.

  • Curso acreditado em b-learning.
  • Realização presencial da avaliação escrita e oral.
  • Aulas interativas online, com aulas assíncronas e síncronas realizadas através da plataforma interativa de aprendizagem Blackboard.

 

| Acreditação do Curso

Acreditado em 17/09/2015

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

Mestre

 

| Condições de Acesso

- Licenciatura ou habilitação equivalente e o mínimo de 80 créditos em Inglês

- Prova de Avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa

 

| Objetivos de Aprendizagem

  • Desenvolver um conjunto de ferramentas didáticas específicas para o ensino da língua inglesa no 1.º CEB;
  • Alargar e aprofundar competências linguísticas, sociais e culturais tendo em vista a sua mobilização na construção das aprendizagens;
  • Mobilizar os conhecimentos sobre as principais teorias linguísticas e psicopedagógicas que modelam o processo de ensino e aprendizagem das crianças de uma língua segunda;
  • Aprofundar o conhecimento de metodologias inovadoras com recurso a suportes tecnológicos adequados ao ensino da língua inglesa no 1.º CEB;
  • Promover a adoção de metodologias de elaboração, gestão e avaliação de projetos pedagógicos adequados ao ensino da língua inglesa no 1.º CEB;
  • Desenvolver perspetivas críticas sobre as competências específicas da língua inglesa e a sua relação com as competências gerais do EB, numa perspetiva interdisciplinar;
  • Promover a compreensão da importância do Inglês como ferramenta comunicacional na formação integral do cidadão.

 

| Saídas Profissionais

Professores de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR CARGA HORÁRIA ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

  Metodologia da Investigação Educacional   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Desenvolvimento Curricular   25 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) 3
  LínguaI Inglesa I   30 (teórico-práticas) / 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) 9
  Língua Materna e Língua Estrangeira: Aquisição e Desenvolvimento   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Multimédia no Ensino de Línguas Estrangeiras   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3
  Educação Literária e Inglês no 1.º CEB   55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 6
  Identidades e Educação Intercultural   25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 3

1.º Ano / 2.º semestre

  Didática do Inglês no 1.ºCEB I   40 (teórico-práticas) / 60 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) 11
  Língua Inglesa II   10 (teórico-práticas) / 15 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) 3
  Educação Especial e Inclusão   15 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2
  Prática de Ensino Supervisionada I   100 (estágio) / 30 (seminário) / 10 (orientação tutorial) 12
  Opção:   20 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 2

Cultura Anglo- Americana

   

Análise do Discurso em Sala de Aula

   

2.º Ano / 1.º semestre

  Didática do Inglês no 1.º CEB II   40 (teórico-práticas) / 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) 10
  Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final   20 (seminário) / 5 (orientação tutorial) 2
  Prática de Ensino Supervisionada II   200 (estágio) / 60 (seminário) / 20 (orientação tutorial) 18

 

| Admissão no Ciclo de Estudos

Prova de Língua Portuguesa - componente escrita 2018/19- (Consultar)

Prova de Língua Portuguesa - componente oral 2018/19 (Consultar)

Quadro de cotações da Prova Oral (Consultar)

Normas Regulamentares (Consultar)

 

 

| Contactos

Coordenação: Prof. Doutora Teresa Pole-Baker

Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Hélder Alves

© 2018 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos