Website

Exercício Físico

Curso Técnico Superior Profissional em Exercício Físico

Formação superior em Fitness

Registo na DGES n.º R/Cr 68/2017

 

Acesso direto à carteira profissional de técnico de exercício físico

Certificado pelo IPDJ com o n.º de registo 217212311

Apresentação do Curso

O Curso Técnico Superior Profissional em Exercício Físico assenta numa formação técnica superior, com uma base científica e técnica sólida, que visa adquirir capacidades e conhecimentos que permitam assumir, de uma forma autónoma, a planificação, conceção, orientação e condução de todos os programas e atividades desportivas da condição física (fitness) desenvolvidos nas instalações desportivas que prestam serviços, bem como participar na avaliação e prescrição dessas atividades, no controlo da qualidade dos serviços prestados e na implementação de medidas conducentes à sua melhoria, na fidelização dos clientes e na promoção da adesão à prática desportiva e da aquisição de estilo de vida saudáveis.

  • Acesso direto à licenciatura em Educação Física e Desporto mediante processo de creditação.
  • Submetido ao IPDJ para acesso direto à carteira profissional de técnico superior especialista em exercício físico.

Objetivos do Curso

O profissional formado na área de Exercício Físico está apto a:

  1. Monitorizar o planeamento, aconselhamento e prescrição das atividades físicas e desportivas mais adequadas de acordo com a avaliação global do praticante. 
  2. Coordenar, organizar e conduzir tecnicamente, no âmbito do funcionamento das instalações desportivas, associações, clubes ou outras instituições públicas ou privadas, as atividades físicas e desportivas na área da manutenção da condição física, mental, emocional e social nelas desenvolvidas. 
  3. Avaliar a qualidade dos serviços prestados, bem como propor ou implementar medidas visando a melhoria dessa qualidade. 
  4. Colaborar na luta contra a dopagem no desporto. 
  5. Conceber e coordenar a avaliação integrada da condição física do praticante. 
  6. Conduzir e orientar os programas das atividades desportivas previamente estabelecidos. 
  7. Promover a aquisição de estilos de vida saudáveis associados ao exercício físico através da implementação e coordenação de programas de atividade física e desportiva em diferentes contextos. 
  8. Coordenar a implementação de programas de adesão e fidelização de praticantes. 
  9. Gerir e supervisionar a implementação de planos de manutenção e organização do espaço e dos equipamentos, nas instalações desportivas que prestam serviços na área da manutenção da condição física, em associações, clubes ou noutras instituições públicas ou privadas. 
  10. Colaborar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, propor e implementar medidas visando a melhoria dessa qualidade, de forma a fidelizar os clientes, regendo-se pelo código de ética. 
  11. Gerir, coordenar e implementar as medidas de prevenção e de segurança, inerentes às atividades físicas e desportivas desenvolvidas pelas diferentes populações nos diferentes contextos. 
  12. Projetar e monitorizar eventos relacionados com atividades de outdoor fitness em associações, clubes, escolas de formação desportiva, autarquias, ou noutras instituições públicas e privadas. 

Saídas Profissionais

  • Técnico superior de exercício físico em ginásios e health clubs ou similares.
  • Técnico superior de exercício físico em associações, clubes, escolas de formação desportiva, autarquias, ou outras instituições públicas e privadas.
  • Responsável pela gestão e manutenção de espaços de fitness.
  • Promotor de eventos de outdoor fitness.

Plano de Estudos

1.º Ano / 1.º semestre:

  • Inglês Técnico (3 ECTS); Português e Técnicas de Comunicação (3 ECTS); Pedagogia das Atividades Físicas (3 ECTS); Fisiologia do Exercício (6 ECTS); Introdução à Biomecânica e Anatomia Funcional (4 ECTS); Atividades de Grupo I (4 ECTS); Teoria e Metodologia do Treino (3 ECTS); Empreendedorismo, Inovação e Vendas em Fitness (4 ECTS).

1.º Ano / 2.º Semestre:

  • Informática Aplicada (3 ECTS); Atividades de Grupo II (6 ECTS); Atividades de Musculação e Cardiofitness (6 ECTS); Avaliação e Prescrição do Exercício (6 ECTS); Psicologia do Exercício e Técnicas de Coaching (6 ECTS); História e Cultura do Corpo (3 ECTS).

2.º Ano / 1.º Semestre:

  • Estatística (6 ECTS); Treino Personalizado (3 ECTS); Atividades em Meio Aquático (6 ECTS); Estágio I (15 ECTS).

2.º Ano / 2.º Semestre:

  • Gestão de Espaços de Fitness (3 ECTS); Atividade Física com Populações Especiais (3 ECTS); Saúde Pública e Atividade Física (3 ECTS); Atividades de Outdoor Fitness (3 ECTS); Traumatologia e Técnicas de Socorrismo (3 ECTS); Estágio II (15 ECTS). 

 

Entidades Parceiras para Estágio

  • Actualfit Unipessoal, Lda. (Freamunde)
  • PlayLife Fitness Center (Penafiel e Lousada)
  • RTA - Rio Tâmega, Turismo e Recreio (Amarante)
  • Fitness Center Adelino E. Ribeiro Unipessoal, Lda. - JUSKA (Paços de Ferreira)
  • Pargimno Manutenção Física, Lda. - IdealKorpus (Penafiel e Paredes)
  • Fitin Health Club, Lda. (Rebordosa)
  • Léguarecord Fitness Center - HappyPlace (Lousada)

Mais informações:

© 2018 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos