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Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Apresentação do Curso

Pretende-se através desta formação especializada de professores desenvolver competências de análise crítica, de intervenção, supervisão, formação, avaliação e consultoria que permitam exercer as funções de avaliação e acompanhamento de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais nas escolas, de acordo com as competências enunciadas no Despacho Conjunto nº 198/99.

 

Objetivos do Curso

  • Habilitar profissionais de educação com conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos necessários para o exercício de funções de avaliação, de acompanhamento e de intervenção junto de crianças com NEE de qualquer área ou nível de ensino;
  • Assegurar um conjunto de conhecimentos na área da Educação Especial em harmonia com os princípios de uma Escola Inclusiva;
  • Construir um conhecimento abrangente e pormenorizado das principais dificuldades e problemáticas que podem afetar os alunos com Necessidades Educativas Especiais, de modo a justificar compreensivamente o desenvolvimento de processos educativos ajustados e a implementação de práticas diferenciada;
  • Construir competências de cooperação com outros docentes e demais técnicos, assim como os órgãos de gestão e coordenação pedagógica, perspetivando uma intervenção multidisciplinar visando o indivíduo com Necessidades Educativas Especiais;
  • Sensibilizar para o carácter multidimensional da intervenção junto de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, apelando a uma atitude colaborativa dos docentes para com as famílias e as comunidades, no reconhecimento das limitações de um trabalho solitário da escola quando a perspetiva é a da plena inclusão do indivíduo;
  • Aprofundar competências metodológicas de pesquisa e investigação imprescindíveis à atualização, inovação e construção de saberes.

 

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico ou Professores do Ensino Secundário

 

Condições de Admissão

Detentores do grau de Licenciado Pré-Bolonha ou com 2º Ciclo de Bolonha em Ensino, profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de efetivo serviço docente.

 

Duração

2 semestres - 60 ECTS

 

Plano de Estudos

O plano de estudos para o Ano Letivo 2015/16 está em reformulação. 

 

Mais Informações:

 

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