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Educação Especial - Intervenção Precoce

Apresentação do Curso

Pretende-se, com este curso, abordar questões numa perspetiva prática de intervenção dos técnicos nas equipas locais, focalizando os aspetos determinantes desta atuação: os primeiros contactos, a intervenção, a avaliação, a relação com a família, conceitos de desenvolvimento, a transição para outros níveis de ensino, entre outros. O sistema de atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade visa, conjuntamente, detetar, sinalizar e garantir condições de desenvolvimento às crianças até aos seis anos, com limitações funcionais, físicas ou com risco de grave atraso no desenvolvimento. Para alcançar este objetivo, as equipas multidisciplinares de intervenção local são o primeiro nível de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento da criança e da adequação do plano individual para cada caso, pelo que o presente Curso de Pós-Graduação/Especialização em “Educação Especial - Intervenção Precoce na Infância” tem como objetivo aprofundar/adquirir mais competências para o exercício de funções na área da Intervenção Precoce na Infância, no sentido de preparar Técnicos que intervêm nesta área.

 

Objetivos do Curso

  • Desenvolver competências em matérias relacionadas com o desenvolvimento;
  • Reconhecer a prioridade da intervenção nos primeiros anos de vida baseada nas capacidades e recursos das crianças e suas famílias;
  • Sensibilizar e capacitar os docentes/técnicos para a adoção de um modelo de participação ativa da família na tomada de decisão ao longo da intervenção;
  • Dotar os participantes de um maior conhecimento sobre a variedade de currículos/programas de intervenção;
  • Sensibilizar e capacitar os docentes para a importância de serem sensíveis (no sentindo de compreenderem o vivido pelas famílias do próprio ponto de vista delas), estimulantes (apoiando, estimulando a metacognição da família sobre as suas forças, necessidades e prioridades) e promotores da autonomia da família;
  • Criar nos docentes/técnicos a necessidade de desenvolver uma resposta atempada e eficaz às necessidades das crianças com alterações do desenvolvimento e suas famílias;
  • Reconhecer a importância do trabalho de colaboração e complementaridade com outros serviços e projetos;
  • Capacitar os formandos para o envolvimento crescente da comunidade no processo de sinalização e intervenção atempada.

 

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico ou Professores do Ensino Secundário

 

Condições de admissão

Detentores do grau de Licenciado Pré-Bolonha ou com 2º Ciclo de Bolonha em Ensino, profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de efetivo serviço docente.

 

Duração

2 semestres - 60 ECTS

 

Plano de Estudos

O plano de estudos para o Ano Letivo 2015/16 está em reformulação. 

 

Mais Informações:

 

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