Website

Prof. Doutor Pedro Forte publica novo artigo científico

O docente do Departamento de Desporto do ISCE Douro, Prof. Doutor Pedro Forte, publicou o artigo científico, “The effect of three different training programs in elderly women’s isokinetic strength”.

O artigo da autoria do docente do ISCE Douro em parceria com outros investigadores nacionais teve como objetivo analisar o arrasto de um ciclista na posição aero através de simulações numéricas e modelos analíticos, fornecendo alternativas para avaliações rápidas e precisas para avaliação do arrasto.

Resumo:

O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de três diferentes protocolos de treino na força muscular isocinética do quadríceps e isquiotibiais de mulheres idosas independentes. Oitenta mulheres foram recrutadas para este estudo e divididas em quatro grupos de vinte sujeitos: o grupo controle, o grupo multicomponente, o grupo de força muscular e o grupo de força de resistência muscular. A força isocinética foi medida em ambos os membros inferiores com dinamômetro a 60 °/s e 180 °/s. A análise multivariada (ANOVA) e o teste de Bonferroni avaliaram o efeito do grupo e do tempo. Efeitos significativos e positivos foram observados no tempo e na interação do grupo no grupo de força a 180°/s e 60°/s de flexão do joelho no membro dominante (p = 0.004, respectivamente) e não dominante (p = 0.046 e p = 0.041, respectivamente) dos membros inferiores. O grupo de controlo teve efeito significativo e negativo na interação tempo e grupo a 180°/s e 60°/s na extensão do joelho dominante (p = 0.008 e p = 0.001, respectivamente) e não dominante (p = 0.003 e p <0.001, respectivamente). O treinamento de força muscular parece ser o mais eficaz para aumentar a força isocinética em mulheres idosas independentes. Todos os programas de treino parecem contribuir para minimizar a diminuição de força isocinética relacionada à idade.

Esta é mais uma evidência da investigação em curso no NIDEF, do ISCE Douro.

Disponível para download em: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/16461

© 2020 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos