Website

Prof. Doutora Sílvia Azevedo publica artigo em revista internacional

A nossa docente Sílvia Azevedo, acaba de publicar um artigo numa revista internacional, intitulada "Experiencias formativas de educadores sociales en Brasil y Portugal: reflexiones compartidas",  a Hachetetepé - Revista científica de Educación y Comunicación.

O artigo apresenta uma reflexão sobre os caminhos de formação dos Educadores Sociais no Brasil e em Portugal. No contexto português, os educadores sociais já têm a garantia de um curso de formação em nível superior. No Brasil, esses trabalhadores ainda exigem as regulamentações específicas para sua profissão, além de garantir seu processo de formação para um diploma universitário. A abordagem metodológica que norteia essa reflexão é a Pedagogia Social Comparada, que permite a elaboração de elementos que se aproximam ou se distanciam das realidades em torno do foco da reflexão que é a Formação de Educadores Sociais. No caso brasileiro, a formação de Educadores Sociais tem sido realizada principalmente por meio de projetos de extensão vinculados a instituições de ensino superior. No caso de Portugal, a formação é realizada em nível superior e os educadores sociais já possuem uma perspetiva profissional que os distingue de outros profissionais, processo construído por meio de um coletivo profissional organizado.

Esta revista foi criada em 2010 com publicação de artigos em espanhol. 

A partir da primeira edição de 2020, passou a integrar a OJS publicando também artigos  em inglês e português. A revista realiza duas publicações por ano, (um número em maio, outro em novembro). Esta revista é publicada sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivativeWorks 4.0 e, portanto, é uma publicação de acesso livre. e-ISSN: 2172-7929 /ISSN: 2172-7910.

O artigo foi escrito em castelhano com mais dois autores internacionais:

  • Érico Ribas Machado
    Doctor en educación y docente del Curso de Pedagogía y en Programa de Pos-Grado en Educacion en la Universidad Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Director del grupo de investigación - “Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES” e Membro de la Associação Brasileira de Educação Social e Pedagogia Social - EDUSOBRASIL.
     
  • Francisco Alejandro Rincón Munevar
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. “Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social – NUPEPES”.
    Bacharel em Educação Básica, com ênfase em Humanidades e Língua Espanhola Universidad Distrital Francisco José de Caldas Bogotá -Colombia.

Disponível  para download em https://revistas.uca.es/index.php/hachetetepe/index

© 2020 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos