Website

Recomendações e Boas Práticas | COVID-19

O ISCE Douro disponibiliza a toda a comunidade académica, um conjunto de recomendações e boas práticas COVID-19, o qual pretende ser um contributo para um melhor cumprimento das normas preconizadas pela Direção Geral de Saúde, por forma a conter a propagação do COVID-19. Este conjunto de recomendações e boas práticas a adotar, surge no seguimento das várias atualizações que temos vindo a desenvolver, seja na adaptação do modelo de ensino, seja na sinalização de percursos de circulação, ou ainda na etiqueta respiratória, procurando garantir em todos os momentos de aprendizagem a segurança de toda a comunidade académica.

Estas ações, estão igualmente devidamente assinaladas nos cartazes existentes, afixados em todo o campus. Não obstante, poderão ser reformuladas a todo o momento, mediante as atualizações que sejam necessárias fazer, tendo sempre em conta as diretrizes da Direção Geral de Sáude.

 

7 boas práticas através das quais podes fazer a diferença!  

 

  1. Avaliar a temperatura |

    Avalia a tua temperatura corporal antes de te deslocares para o Campus. Se tiveres uma temperatura anormal deves ficar em casa e aceder aos serviços de aprendizagem digitais do ISCE Douro, informando o teu Coordenador de Departamento. Deves ficar igualmente em casa, se  tiveres tosse, outros sintomas ou não te sentires bem. E claro, contactar a linha Saúde 24
     

  2. Utilizar sempre a máscara! |

    Deves utilizar a máscara durante toda a permanência no campus. Lembra-te que a utilização da mesma nos espaços fechados é obrigatória sendo que a sua utilização nos espaços exteriores é vivamente recomendada.   As únicas excepções são para comer e beber, momentos durante os quais, deves manter o distanciamento social. Se utilizares o bar, pedimos-te que permaneças no mesmo durante o menor tempo possível, tendo em conta que os locais fechados são mais suscetíveis à propagação do vírus.  E claro. Utiliza a máscara corretamente, tapando a boca, o queixo e o nariz e nunca partilhando este e outros equipamentos de proteção individual. Podes saber mais sobre a correta forma de utilização da máscara aqui
    .

  3. Manter a distância física em todos os momentos |

    Lembra-te que deves, sempre que possível manter uma distância mínima de 2 metros dos teus colegas. Foi para cumprir essa recomendação que reformulámos as salas de aula e demais espaços sociais. Cumpre as sinalizações existentes no chão e nas paredes e portas, respeitando sempre os sentidos de circulação e as zonas de entrada e saída, por forma a evitar o cruzamento de pessoas. Evita permanecer nos corredores sempre que possível e evita ao máximo todo e qualquer tipo de contacto físico. Também para a realização de trabalhos de grupo ou de reuniões de trabalho devem continuar a ser privilegiados os meios digitais, tanto com elementos externos como com outros estudantes, colaboradores e docentes presentes na instituição. Caso não seja possível, deves garantir que cumpres todas as normas de segurança definidas pela Direção Geral de Sáude durante as reuniões e trabalhos de grupo.  Por fim, é importante que saibas que estão proibidos nos estabelecimentos como universidades e politécnicos todos os festejos académicos e atividades de caráter não-letivo ou científico e que não são igualmente permitidos ajuntamentos superiores a 5 pessoas.
     

  4. Higienizar o teu (o nosso) ambiente |

    Utiliza os dispensadores existentes nas várias localizações do campus e desinfeta as mãos à entrada e saída de todos os espaços, sejam salas de aula ou espaços de refeição. Na desinfeção das mãos, deves ter em conta os seguintes procedimentos. É igualmente importante desinfetares os teus equipamentos antes e depois da utilização. É fundamental a tua colaboração neste sentido. O ISCE Douro está a cumprir um plano rigoroso de desinfeção de todos os espaços, com intervenções regulares de limpeza de mobiliários e equipamentos de utilização comum. Durante as aulas, as janelas devem estar abertas sempre que possível, por forma a proporcionar o devido arejamento do espaço. Os horários foram construídos de forma a minimizar ao máximo o número de alunos presentes no campus ao mesmo tempo. A duração dos tempos de intervalo foi igualmente pensada por forma a garantir o arejamento da sala (no caso de utilização da mesma turma) ou da higienização dos espaços, sempre que haja mudança de turma na utilização do espaço. 
     

  5. Ter especial atenção ao cumprimento das normas nos espaços comuns |

    O ISCE Douro implementou sinalizações específicas nos principais espaços comuns, reduzindo em grande número a sua habitual lotação através da implementação de normas específicas que deves respeitar em todos os momentos. Por isso, encontrarás lugares de utilização proibida no auditório, anfiteatro e refeitório, os quais não deves utilizar em momento algumnão sendo permitido alterar a disposição de mesas em nenhum espaço. Sempre que possível deves utilizar o mesmo lugar nestes espaços. Os primeiros estudantes a entrar devem escolher os lugares mais distantes da porta e assim sucessivamente. Deves adoptar uma atitude cívica em todos os momentos, permitindo que nos momentos de término das aulas, os estudantes localizados nos lugares mais próximos da porta sejam os primeiros a sair. Os docentes ajudar-te-ão neste processo.  Por fim, repararás que os postos de atendimento ao público encontram-se equipados, com proteções de acrílico. Os colaboradores que prestam este serviço poderão ainda utilizar viseiras de proteção.
     

  6. Utilizar a Linha de Apoio Covid 19 do ISCE |

    Se tiveres sintomas (estejas ou não no nosso campus) ou quiseres reportar alguma situação importante, deves utilizar a linha de apoio covid19 do ISCE Douro, criada especificamente para esse efeito e onde te será prestada toda a assistência necessária.

    Podes e deves contactar através dos seguintes contactos: linhadeapoiocovid19@iscedouro.pt ou em alternativa contactar diretamente o Coordenador do teu Curso
     

  7. Mais distantes, mas próximos como sempre |

    Os docentes darão sempre as aulas a partir do ISCE Douro e estarão disponíveis, para atender alunos em horário a acordar. Também os colaboradores, se encontram em regime de turnos, de modo a garantir uma ocupação dos espaços inferior a 1/3 e uma distância entre postos de trabalho não inferior a 2 metros, pelo que caso sintas menor capacidade de resposta por parte dos serviços presenciais de apoio ao estudante do ISCE Douro, deves perceber que o mesmo acontece por forma a garantirmos a segurança de todos. Também neste aspecto, deves evitar sempre que possível a ida aos Serviços Académicos, recorrendo sempre que possível aos canais digitais do ISCE Douro para pedir informações e apoio. Facebook, Instagram, ou o Livechat do ISCE Douro são ferramentas de suporte complementares aos habituais contactos de email e de telefone. Também podes utilizar os meios de pagamento eletrónicos ao teu dispor (referência MB ou débito direto), evitando a deslocação aos Serviços Académicos. 

 

 

 

© 2021 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos