Website

Palestra "Da Cabana Primitiva ao Pós-Modernismo"

  • Palestra "Da Cabana Primitiva ao Pós-Modernismo" - 189
20-maio-15:00-José Carlos Meneses

Realiza-se no próximo dia 20 de maio a palestra subordinada ao tema "Da Cabana Primitiva ao Pós-Modernismo". A palestra em formato híbrido (presencial e online), acontece no âmbito do Plano de Atividades do Departamento de Artes e Multimédia do ISCE Douro, terá lugar no seu auditório, das 15 horas às 17 horas, sendo orador o Prof. Doutor José Carlos Meneses, docente no nosso Instituto. O objetivo principal é valorizar a História da Arte, designadamente os valores patrimoniais da região Tâmega-Sousa, destinando-se às comunidades educativa e externa.

A preleção aborda a cabana primitiva, fundamento da arquitetura grega (frontão triangular que se reflete no renascimento e no neoclássico) e da arquitetura romana (cujo arco é uma verdadeira revolução tecnológica e vai influenciar o românico (e os caminhos de Santiago de Compostela), o renascimento, o maneirismo e o neoclássico. O românico e o barroco (cuja talha dos séculos XVII e XVIII ainda perdura em muitos templos) são o olhar principal da intervenção,pois abundam na região do Tâmega-Sousa. Não olvidamos o romantismo do século XIX (revivescência dos estilos medievais, com os “neo”), as artes nova e déco (que ainda encontramos no mobiliário) do séc. XX e o pós-modernismo ou a 2.ª modernidade proveniente dos anos 60 do séc. XX, cujos materiais permitem a assimetria e o exotismo.

A abertura do evento estará a cargo do Prof. Doutor Rui Brito Fonseca, Presidente do ISCE Douro, encerrando-o a Prof. Doutora Marta Noronha, Diretora do Departamento de Artes e Multimédia do ISCE Douro.

O acesso à palestra é livre mas carece de envio de email para inscricoes@iscedouro.pt 

© 2022 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos