Website

Webinar “Leio, logo cresço!”

  • Webinar “Leio, logo cresço!” - 122
23-abril-15:00-Maria dos Prazeres Rovisco

No próximo dia 23 de abril, a partir das 15 horas, realiza-se o webinar “Leio, logo cresço!”, que terá como convidada a Prof. Maria dos Prazeres Rovisco, contadora de estórias.

Maria dos Prazeres Rovisco nasceu e estudou em Nelas, Viseu, mas a sua infância também foi vivida com inesquecíveis férias grandes na Beira Baixa e no Alentejo, em casa das Avós e Tias. Brincou muito na rua com os irmãos e amigos e, à noite, ouviam estórias.

Foi uma professora feliz, até 2011. Sempre gostou de estudar – Curso do Magistério Primário, Licenciatura Ensino Português /Inglês, DEA do Doutoramento da Universidade de Granada -  mas dedicou as suas melhores energias a ter uma família grande e unida. Ainda teve tempo para fazer teatro e programas de rádio, escrever para jornais, estudar literatura e conviver com amigos. Também faz cerâmica,  aprende canto e começou a costurar. Os confinamentos deram-lhe tempo para a Poesia.

Como Maria Rouco - contadora de estórias ( www.maria-rouco.pt ) ou narradora oral estreou em 2012 e tem contado em Portugal, Angola, Macau, Colômbia e Espanha, em escolas, bibliotecas, associações.  Recebeu formação variada, mantém o espírito aberto e o olhar atento. O interesse pela importância pedagógica da utilização da narração oral em contextos escolares proporcionou uma investigação desenvolvida ao longo de quatro anos letivos que tenciona ampliar e que tem sido tema de palestras em várias Instituições de formação.

Faz parte de Contos na Eira, um coletivo de contadores que se dedica a pesquisar contos, cantigas, adivinhas e preces tradicionais portuguesas e a recriar os ambientes rurais de há cem anos. Tem um repertório de contos tradicionais, de autor e livros de imagens inéditos da autoria de Randolfo Saint-Clair.

O evento integrado no ciclo de webinars “Diálogos ISCE Douro” e que será conduzido pelo Prof. Doutor Rui Brito Fonseca, Presidente do ISCE Douro, pretende assinalar e comemorar o Dia Mundial do Livro.

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.

Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

O evento online terá transmissão em direto no canal de youtube do nosso Instituto mas carece de inscrição para o email inscricoes@iscedouro.pt.

© 2021 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos