Website

ISCE Douro na cerimónia de lançamento do Livro “Igreja matriz de Penafiel: 450 anos de identidade cristã”

Evento acontece no dia 28 de dezembro e contará com a participação do Prof. Doutor Rui Brito Fonseca

O Prof. Doutor Rui Brito Fonseca, Presidente do nosso Instituto marcará presença na cerimónia de lançamento do Livro “Igreja matriz de Penafiel: 450 anos de identidade cristã”. No evento, o nosso Presidente fará a apresentação da obra que conta a história da Igreja Matriz de Penafiel, a mais antiga da cidade e que este ano completou 450 anos de existência. 

A Igreja Matriz de São Martinho de Penafiel, classificada como Monumento Nacional, de estilo renascentista de três naves e quatro tramos separadas por duas arcadas de arcos de volta perfeita apoiados em colunas jónicas e cobertos por abóbadas de berço, começou a ser construída em 1561 e concluída em 1570, sobre a primitiva capela do Espírito Santo, remodelada no Século XVI ao gosto Manuelino por João Correia, rico mercador da cidade de Penafiel, para albergar aí o seu túmulo, constituído por uma lâmina em bronze e de tipo flamengo onde aquele fez representar a sua imagem gravada. No exterior destaque para a fachada maneirista, de parede lisa rasgada por duas amplas janelas que flanqueiam o pórtico, composto por duas colunas jónicas e entablamento clássico sobre o qual se desenvolve um nicho rectangular, com a representação policromada de São Martinho e o mendigo encimada por rosácea.

O evento que estava previsto realizar-se, amanhã, dia 28 de dezembro pelas 21 horas no Recreatório Paroquial, foi adiado para nova data, a comunicar oportunamente, em virtude das medidas de contenção de contágios decretadas pelo Governo de Portugal.

© 2022 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos