Website

ISCE Douro publica novo artigo científico

Artigo publicado resulta da investigação de vários docentes do Departamento de Desporto do nosso Instituto

Num trabalho de investigação que resulta da investigação colaborativa entre vários docentes do Departmaento de Desporto do nosso Instituto, foi publicado recentemente o artigo "Cross-Cultural Validation of a Questionnaire to assess spinal pain in children / Validação Transcultural de um questionário de avaliação da dor na coluna em crianças". O artigo tem como objetivo validar a adaptação transcultural da versão inglesa do “The Young Spine Questionnaire” (YSQ), para a língua portuguesa. O questionário permite avaliar, em crianças, a taxa de prevalência e a frequência de dor na coluna, as restrições de atividade, o comportamento de procura de cuidados e a influência que pode ter a dor de coluna manifestada pelos pais.

Resumo:

Método:
A pesquisa foi realizada em contexto escolar, com uma amostra de 128 crianças dos 9 aos 12 anos (63 do sexo masculino e 65 do sexo feminino). O questionário foi preenchido em dois momentos distintos. Para avaliar o seu grau de reprodutibilidade utilizou-se o Teste-Reteste, estimando-se o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) entre os dois conjuntos de valores observados, para p<0,05. Também se recorreu ao coeficiente Alfa de Cronbach, para encontrar o grau de confiabilidade (consistência interna) do questionário.

Resultados:
Na maioria das questões o intervalo do ICC situou-se entre 0,527 e 0,870, correspondente a uma correlação situada entre razoável a excelente para índice de reprodutibilidade. A exceção foram dois dos itens c) das três primeiras questões, em que o ICC apresentou valores inferiores (0,149 e 0,277). O valor do cálculo do Alfa de Cronbach resultou em 0,8, apresentando elevada consistência interna.

Conclusão:
Ficou demonstrado que a adaptação transcultural do YSQ tem validade de conteúdo e é bem compreendida para ser utilizada em estudos com crianças portuguesas dos 9 aos 12 anos de idade.

Disponível para consulta ou download aqui.

© 2022 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos