Website

Artes e Multimédia

O Núcleo de Investigação em Artes e Multimédia – NIAM exerce a sua investigação numa área temática alargada. Visa promover, estimular, apoiar e divulgar pesquisas em áreas relacionadas com as artes e os novos media, na proximidade de ciências, património e cultura, realizando trabalhos de investigação que contribuam para o desenvolvimento e disseminação de conhecimentos, tendo como o foco central a integração das dimensões artísticas e tecnológicas.

O NIAM pretende consolidar o esforço de um grupo de docentes/pesquisadores e estudantes do ISCE Douro, com o objetivo de usar o seu potencial humano, científico e tecnológico como entidades hospedeiras para o desenvolvimento do conhecimento e implementação de projetos de pesquisa e investigação.

O núcleo desenvolve pesquisas exploratórias nas áreas que atravessam vários eixos temáticos, onde os produtos artísticos e a sua prática atual, bem como a sua reflexão, podem contribuir para o crescimento sociocultural das regiões onde as atividades são implementadas –  aumentando a produção e transmissão das artes.

 

| Áreas de Investigação

 

Os membros do PP e do NIAM participam numa ampla gama de projetos exploratórios e/ou escolásticos, práticas e colaborações nas seguintes áreas de ação:

  • Disseminação;

  • Fórum;

  • Aprendizagem;

  • Participação Pública.

 

A pesquisa artística é distinguível de outras formas de pesquisa académica pela especificidade da obra artística. A pesquisa está intimamente ligada à conceção, à prática e aos materiais. Os métodos nascem desta imersão. Ideias e objetos são inseparáveis e sem ordem de hierarquia. Ideias e objetos são ao mesmo tempo produtores de matéria e de discurso. A questão da pesquisa deriva da prática artística do artista-pesquisador. A pesquisa produz conhecimentos, experiências e compreensão que não podem ser obtidos por outros meios. O discurso e prática objetiva e subjetiva fazem parte integrante da forma de compreender e investigar o universo das artes. Eles são manifestos nas obras de arte e nas próprias práticas artísticas. Sob estas diretrizes, esse fluxo de pesquisas contribui para a alimentação da maioria das atividades de praxis / poiesis, disseminação, fórum, aprendizagem e envolvimento e está interligado nas outras linhas de pesquisa temáticas.

 

| Sítio Web do Departamento e do Núcleo de Investigação em Artes e
   Multimédia
 

https://dearmu.org/

 

| Coordenação

 

Prof. Doutor Sérgio Eliseu

Prof. Doutor Ricardo Baptista  

 

| Equipa

 

Membros Integrados

Ângela Ferreira, Prof.ª Doutora 

Gilberto Reis, Mestre e Especialista 

Nuno Sousa, Mestrando 

 

Membros Colaboradores

Anna Kosmider Leal, Prof.ª Doutora

Beatriz Albuquerque-Mendes, Prof.ª Doutora

Óscar Ramada, Prof. Doutor

José Carlos Meneses, Prof. Doutor

Júlio Costa Pinto, Prof. Doutor

Sílvia Raquel Pinto, Prof.ª Doutora

Carla Lopes, Mestre

Daniel Oliveira, Mestre

Edmundo Correia, Mestre

Fábio Oliveira, Mestre

Ana-Bianca Tudorica (em mobilidade Erasmus+)

Lorand-Eranio Petruska (em mobilidade Erasmus+)

 

 

| Contacto

 

niam@iscedouro.pt

 

 

© 2022 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos