Website

Gabinete de apoio ao Estudante-Atleta

| Apresentação

 

O GAEA – Gabinete de Apoio ao Estudante-Atleta do ISCE Douro promove, de acordo com o quadro legal e regulamentar, o apoio a Estudantes-Atletas do ISCE Douro que pretendam requerer o respetivo Estatuto de Estudante-Atleta, a quem são consagrados determinados benefícios.

O número de atletas que, ao longo das suas carreiras profissionais, ingressam em ciclos de estudos do ensino superior tem aumentado, objetivando um maior desenvolvimento pessoal e/ou profissional durante e após as carreiras desportivas, seja como praticantes ou futuros quadros técnicos superiores. O GAEA pretende proporcionar, aos casos aplicáveis, auxílio nos processos de requisição do referido estatuto, análise e avaliação de possíveis candidatos e acompanhamento dos estudantes que desfrutem do estatuto.

O GAEA tem como objetivos:

  1. Contribuir para a melhoria da conciliação dos planos de estudo, de treino e de competição de jovens que pretendam um envolvimento em prática desportiva no quadro da organização do desporto no ensino superior.

  2. Promover um aumento efetivo do número de estudantes a praticar desporto universitário.

  3. Estimular o envolvimento dos estudantes em atividades desportivas.

 

| Quais os benefícios do novo estatuto?

 

Consagra direitos mínimos, tais como:

  • relevação de faltas devidamente justificadas;

  • alteração de datas de exames em casos de necessidade devidamente comprovada;

  • a prioridade na escolha de horários;

  • a possibilidade de requerer a realização de exames para além dos já consagrados legalmente.

 

| Responsável

Prof. Doutor Pedro Miguel Forte

Pedro Forte é Licenciado em Desporto, Mestre em Exercício e Saúde e Doutor em Ciências do Desporto. Ao longo da sua atividade profissional foi instrutor de atividades físicas e desportivas e treinador desportivo de basquetebol e futebol. É investigador no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano e as suas áreas de interesse são a biomecânica relacionada com a saúde e o rendimento desportivo em desportos individuais e coletivos. É membro da equipa de analistas do atleta paraolímpico Mário Trindade (campeão europeu e 4º no ranking mundial da sua categoria). Ao nível científico detêm publicações de capítulos e livros, artigos e trabalhos apresentados em conferências e eventos e colabora com diversos investigadores nacionais e internacionais. É editor e revisor em revistas nacionais e internacionais das mais prestigiadas editoras como Frontiers, MDPI, Elsevier, Springer Nature e Taylor and Francis. É Coordenador e docente do Departamento de Desporto do ISCE Douro.

 

|Contactos:

gaea@iscedouro.pt

255 318 555

© 2021 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos