Website

Órgãos de Gestão

| Representante da Entidade Instituidora e Administrador do ISCE DOURO

 

Prof. Doutor Ricardo Martins

Ricardo Martins é representante da Entidade Instituidora – PEDAGO – e Administrador do ISCE Douro. Para além disso, é Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Granada, em Espanha. É Doutor Honorário pela Catholic University of New Spain de Miami, nos EUA. É ainda Doutorando em Gestão Estratégica e detém uma Especialização em Gestão de Empresas Familiares e uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial no INDEG, no ISCTE em Lisboa. Também possui um Master em Ciências do Trabalho, na Universidad Cadiz em Espanha e é Mestre em Ensino da Matemática pela Universidade Portucalense. É ainda Licenciado em Matemática e Ciências - Ramo Educacional, no ISCE – ISLVT em Lisboa. É ainda detentor de um Certificado Profissional em Leadership skills of Change Management e um Certificado Profissional Avançado em Strategic Leadership, pela MSBM London no Reino Unido. É docente no ISCE – ISLVT e no ISCE Douro, na Catholic University of New Spain (EUA) e na Facultad de Ciencias de la Educación (Universidad Granada - Espanha) e investigador em diversos grupos de investigação, em Portugal e no estrangeiro.

Profissionalmente é ainda consultor e formador em diversas entidades internacionais, como o Banco Mundial, a UNICEF, os Governos de Angola e de São Tomé e Príncipe, o Banco Sol, a Fundação Sol e o Grupo Apolónia África.

É ainda membro da “The American Society of Diplomacy and Political Science”, dos EUA.

As suas áreas de interesse e investigação repartem-se pelas Ciências da Educação, o Ensino a Distância, a Gestão de Projetos, a Gestão Empresarial e os Processos de Liderança. Tem múltiplos artigos e livros publicados em Portugal e no estrangeiro.

 

| Presidente do ISCE DOURO 

 

Prof. Doutor Edgar Bernardo

Edgar Bernardo é professor coordenador no ISCE Douro, antropólogo mestre em desenvolvimento e doutorado em Sociologia pelo ISCTE-IUL e CI-ISCE, doutorado em Turismo pela Universidade de Aveiro. Investigador do CinTurs-UAlg, e os seus interesses de investigação centram-se no turismo e desenvolvimento desde a perspetiva antropológica e sociológica. Entre os temas recentemente investigados está património cultural e patrimonialização, gastronomia, souvenirs, mobilidade, turismo responsável, enoturismo e impactos do turismo, governança turística.

 

| Presidente do Conselho Técnico-Científico

 

Profª. Doutora Joana Ribeiro

Joana Ribeiro é Professora Adjunta e Cocoordenadora da Licenciatura em Desporto no ISCE Douro. Doutorada em Ciências do Desporto – Especialidade de Desporto, Excelência, Bem-Estar e Desenvolvimento Humano, Mestre em Desporto para Crianças e Jovens e Licenciada em Desporto e Educação Física – opção Desporto de Rendimento, pela Faculdade de Desporto da Universidade da Porto. Foi durante muitos anos Professora de Atividade Física e Desportiva de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, e é treinadora de escalões de formação de voleibol em vários clubes desportivos e nos Centros de Formação da Associação de Voleibol do Porto. É também autora e coautora de diversos artigos científicos na área do Treino Desportivo em revistas com revisão de pares, e revisora em diversas revistas internacionais. 

 

| Presidente do Conselho Pedagógico

 

Profª. Doutora Emília Alves

Emília Alves, é Professora Coordenadora no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro), com Doutoramento em Investigação em Didáticas Especiais da Educação Física e Desporto, pela UV-ES, Mestre em Ciências do Desporto, na área de especialização em Desporto de Recreação e Lazer, pela FCDEF-UP e Licenciada em Ed. Física e Desporto, pela UTAD. Foi Coordenadora do Departamento de Desporto, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ed. Física e Desporto e membro do CTC, no ISCE Douro, entre 2016 e 2020. É Investigadora no Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL- FADEUP), onde realiza estudos no âmbito do desenvolvimento da criança e exercício e saúde, coordenando e integrando projetos em parceria com várias entidades, nomeadamente de educação e de saúde. Atualmente está, também, a estudar os efeitos do exercício verde em mulheres pós-menopáusicas, com investigadores da UTAD, exercendo funções de Coordenadora Técnico-científica e Pedagógica no programa de exercício físico promovido pelo Município de Penafiel. Ainda, no ISCE Douro, é Investigadora Responsável do projeto “Desenvolvimento das Competências Motoras em alunos do Pré-escolar e 1.º CEB”. É membro da equipa dos Profissionais de Exercício Físico que integram o Projeto-piloto de Promoção da Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desenvolvido no ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul. Tem trabalhos apresentados em conferências e eventos e tem integrado comissões organizadoras e científicas de congressos internacionais. É autora e coautora de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e de capítulo de livro. É revisora em revistas internacionais com revisão por pares, no âmbito da Educação, Desporto e Exercício e Saúde. As suas áreas de interesse/intervenção são: Crescimento e Desenvolvimento Motor; Aprendizagem Motora; Controlo Motor; Pedagogia e Didática do Desporto e das Atividades Físicas; Fitness (aulas de grupo); Exercício Físico, Saúde e Bem Estar; Coordenação de Projetos e Organização de Eventos. 

 

© 2022 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos