Aviso n.º 15594/2020, Diário da República, 2.ª série – N.º 194 – 06 de outubro de 2020
Reconhecimento pelo IPDJ com a Atribuição do Grau I e II de Treinador na seguinte Modalidade*
* Título de Treinador de Desporto reconhecido pelo IPDJ com a atribuição de Grau I na Componente de Formação Específica e Estágio e Grau II na Componente de Formação Geral, nas seguintes modalidades: Basquetebol, Futebol, Futsal, Hóquei Patins, Natação, Voleibol.
| Coordenação
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| Número de vagas
|
Prof. Doutor Pedro Forte |
30 |
Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Desporto. Pretende-se que os diplomados em desporto intervenham no apoio técnico especializado de praticantes regulares de desporto e de atividade física, com objetivos de melhoria do seu rendimento no contexto do desporto (formação educativa/rendimento competitivo) e do exercício físico (fitness – melhoria da saúde e condição física/wellness – saúde e bem-estar). Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função em prol do sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar. Ao longo da formação, será promovida a assunção de atitudes e de práticas investigativas, através da estimulação da curiosidade e do gosto do saber, numa ótica social, científica, tecnológica, cultural e ambiental, tida como indispensável à correta formação tanto do indivíduo enquanto cidadão, quanto do futuro profissional.
A licenciatura em Desporto do ISCE Douro apresenta dois perfis opcionais, sendo eles o Treino Desportivo e a Condição Física. Na opção de treino desportivo, o perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos do treino desportivo e da preparação para a competição individual e coletiva. Na opção de condição física, o perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos da preparação física para a melhoria da saúde.
Acreditado em 14/07/2020
Licenciado
Uma das seguintes provas:
02 – Biologia e Geologia
17 – Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 – Português
No perfil do ciclo de estudos, os estudantes deverão ser capazes de:
Demonstrar profissionalismo e eficiência na sua intervenção em contextos em que o desporto, como objeto plural e diversificado, se consubstancia em atividades direcionadas para a performance desportiva, a condição física e a recreação, mobilizando os conhecimentos, as aptidões e as competências necessárias a uma análise sistémica de situações e resolução de problemas.
Demonstrar rigor na orientação, acompanhamento e treino de pessoas e grupos, revelando o domínio dos conhecimentos e técnicas desportivas específicas, segundo programas preparados e desenvolvidos adequadamente, no respeito escrupuloso pelos princípios exigidos a detentores do título profissional de treinador numa determinada modalidade.
Desenhar, desenvolver e gerir projetos em que a intervenção sobre a condição física e a prática desportiva sejam determinantes para a promoção de estilos de vida saudáveis e de bem-estar.
Demonstrar uma atitude investigativa, numa perspetiva de integração dos saberes, aptidões e competências no meio envolvente, no contexto específico em que desenvolve a sua atividade e junto dos indivíduos e/ou populações com que trabalha, aliando as atividades de extensão à comunidade e a investigação científica e produção de conhecimento.
Revelar domínio integrado dos conhecimentos, aptidões e competências específicas de práticas desportivas, quer numa vertente de desenvolvimento da condição física, quer do rendimento desportivo.
A licenciatura em Desporto insere-se na área de formação do Desporto, do Lazer e da Saúde, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma atividade de caráter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos. Mais ainda, permite o prosseguimento de estudos para os mestrados profissionalizantes (2.º ciclo de estudos). São saídas profissionais da licenciatura em Desporto:
O exercício de funções em contextos educativos não formais, como, por exemplo, carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como o desenvolvimento de atividade independente qualificada;
A avaliação, programação e condução de ensino e treino no âmbito de uma especialidade desportiva em escolas de formação desportiva, clubes, associações e federações;
A programação e condução da prática de atividades físicas e desportivas em contextos institucionais diversos como Autarquias, Empresas, Academias, Clubes de Fitness e Wellness, Turismo Ativo, etc.;
O acompanhamento da atividade física e desportiva de populações especiais e grupos de risco;
A assunção e/ou integração da direção técnica de Instalações Desportivas, Ginásios, Clubes Desportivos, Centros de Condição Física e Saúde, etc.;
A integração de equipas de promoção e organização de eventos no âmbito do desporto e da atividade física.
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
30 (teórico-práticas) 25 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
15 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
15 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
1.º Ano / 2.º semestre |
||
15 (teóricas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
15 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
15 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
15 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
2.º Ano / 1.º semestre |
||
15 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teóricas) 30 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teóricas) 30 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
15 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
2.º Ano / 2.º semestre |
||
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
Opção: |
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
3.º Ano / 1.º semestre
|
||
15 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teóricas) 30 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
15 (teóricas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
200 (estágio) 40 (orientação tutorial) |
12 |
|
3.º Ano / 1.º semestre
|
||
15 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teóricas) 30 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
15 (teóricas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
15 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
135 (estágio) 30 (orientação tutorial) |
9 |
|
3.º Ano / 2.º semestre
|
||
15 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
15 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
200 (estágio) 40 (orientação tutorial) |
12 |
|
3.º Ano / 2.º semestre
|
||
15 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) 30 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
6 |
|
135 (estágio) 30 (orientação tutorial) |
9 |
Cordenação: Prof. Doutor Pedro Forte
Pedro Forte é Licenciado em Desporto, Mestre em Exercício e Saúde e Doutor em Ciências do Desporto. Ao longo da sua atividade profissional foi instrutor de atividades físicas e desportivas e treinador desportivo de basquetebol e futebol. É investigador no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano e as suas áreas de interesse são a biomecânica relacionada com a saúde e o rendimento desportivo em desportos individuais e coletivos. É membro da equipa de analistas do atleta paraolímpico Mário Trindade (campeão europeu e 4º no ranking mundial da sua categoria). Ao nível científico detêm publicações de capítulos e livros, artigos e trabalhos apresentados em conferências e eventos e colabora com diversos investigadores nacionais e internacionais. É editor e revisor em revistas nacionais e internacionais das mais prestigiadas editoras como Frontiers, MDPI, Elsevier, Springer Nature e Taylor and Francis. É Coordenador e docente do Departamento de Desporto do ISCE Douro.
Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro
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