Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o nº R/A-Cr 215/2015/AL01 a 23 de maio de 2022
Publicado na 2º Série do Diário da República, nº 111, de 8 de Junho de 2022
| Coordenação |
| Número de Vagas |
Ana Raquel Aguiar |
20 |
Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação Básica, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar. A promoção da assunção de atitudes e de práticas investigativas, através da estimulação da curiosidade e do gosto do saber, numa ótica social, científica, tecnológica, cultural e ambiental, é tida como indispensável à correta formação tanto do indivíduo enquanto cidadão, quanto do futuro profissional.
Acreditado em 04/04/2022
Licenciado
O seguinte conjunto de provas:
- 17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais
- 18 – Português
Os estudantes, no final do CE, deverão ser capazes de: demonstrar conhecimentos, aptidões e competências no domínio da Educação, que revelem condições que permitam assegurar o prosseguimento para o 2.º ciclo de estudos. Mobilizar conhecimentos, aptidões e competências no domínio educativo relevantes para um desempenho de qualidade na ação em contextos educativos diversos e públicos de diferentes faixas etárias. Conceber, desenvolver e avaliar unidades de ensino-aprendizagem sustentadas na capacidade analítica e crítica. Praticar uma atitude investigativa permanente sustentada pelo conhecimento e adequação metodológica a contextos diversificados. Desenvolver uma formação de base na área da docência, sólida e estruturada, baseada na aquisição de saberes das várias áreas de conhecimento implicadas na Educação. Fundamentar opções pedagógicas baseadas na contextualização das dimensões ética, cívica, cultural e científica, projetando o sucesso educativo dos grupos com que trabalha.
Prosseguimento de estudos para os mestrados profissionalizantes (2.º ciclo de estudos); Exercício de funções em contextos educativos não formais, como, por exemplo, carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como o desenvolvimento de atividade independente qualificada.
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA | ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
2 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
1.º Ano / 2.º semestre |
||
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
2.º Ano / 1.º semestre |
||
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
2 |
|
25 (teórico-práticas) / 30(prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
Opção I |
||
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
2 |
|
2.º Ano / 2.º semestre |
||
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
3.º Ano / 1.º semestre |
||
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial) |
8 |
|
Opção II |
||
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
Opção III |
||
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
2 |
|
3.º Ano / 2.º semestre |
||
20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
4 |
|
20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
4 |
|
20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
4 |
|
20 (teórico-práticas) / 70 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
4 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial) |
8 |
Coordenação: Prof. Doutora Ana Raquel Aguiar
Ana Raquel Aguiar é doutorada em Didática de Línguas e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses (Ramo Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ao longo dos últimos anos, tem estado ligada à Formação de Professores, nomeadamente na Licenciatura em Educação Básica e Mestrados Profissionalizantes (Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico).
A formação de professores e a didática das línguas, em geral, bem como a educação para o desenvolvimento e cidadania global, a articulação curricular, o pensamento crítico e criativo, em particular, têm sido as suas linhas principais de investigação.
Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro
|
![]() |