Website

Educação Básica

 Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o n.º R/ A -Cr215/2015 da DGES, de 24 de agosto de 2015
Publicado na 2.ª série do Diário da República, n.º 204, de 19 de outubro de 2015

 

| Coordenação

| Número de Vagas

 Ana Raquel Aguiar

20

 

| Apresentação do Curso

Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação Básica, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar. A promoção da assunção de atitudes e de práticas investigativas, através da estimulação da curiosidade e do gosto do saber, numa ótica social, científica, tecnológica, cultural e ambiental, é tida como indispensável à correta formação tanto do indivíduo enquanto cidadão, quanto do futuro profissional.

 

| Acreditação do Curso

Acreditado em 02/06/2015

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

Licenciado

 

| Provas de Ingresso

O seguinte conjunto de provas

- 17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais
- 18 – Português

 

| Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes, no final do CE, deverão ser capazes de: demonstrar conhecimentos, aptidões e competências no domínio da Educação, que revelem condições que permitam assegurar o prosseguimento para o 2.º ciclo de estudos. Mobilizar conhecimentos, aptidões e competências no domínio educativo relevantes para um desempenho de qualidade na ação em contextos educativos diversos e públicos de diferentes faixas etárias. Conceber, desenvolver e avaliar unidades de ensino-aprendizagem sustentadas na capacidade analítica e crítica. Praticar uma atitude investigativa permanente sustentada pelo conhecimento e adequação metodológica a contextos diversificados. Desenvolver uma formação de base na área da docência, sólida e estruturada, baseada na aquisição de saberes das várias áreas de conhecimento implicadas na Educação. Fundamentar opções pedagógicas baseadas na contextualização das dimensões ética, cívica, cultural e científica, projetando o sucesso educativo dos grupos com que trabalha.

 

| Saídas Profissionais

Prosseguimento de estudos para os mestrados profissionalizantes (2.º ciclo de estudos); Exercício de funções em contextos educativos não formais, como, por exemplo, carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como o desenvolvimento de atividade independente qualificada. 

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

  Pedagogia e Modelos de Educação

  35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

  Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

  35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

  Sociologia da Educação e da Infância

  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

  História de Portugal I

  45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

  Técnicas de Expressão e Comunicação em Português

  55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

  Fundamentos da Matemática

  55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

  Temas Integrados de Ciências I

  20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

5

1.º Ano / 2.º semestre

  Metodologia Investigação em Educação

  35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

  Introdução à Linguística Portuguesa

  55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

  Geometria

  55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

  Temas Integrados de Ciências II

  20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

5

  História de Portugal II

  45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

  Geografia de Portugal I

  45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

2.º Ano / 1.º semestre

  Desenvolvimento Curricular

  35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

  Língua Portuguesa e Aquisição da Linguagem

  55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

  Álgebra

  55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

  Educação Especial e Inclusão

  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

  Expressão Físico-Motora

  25 (teórico-práticas) / 30(prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

  Geografia de Portugal II

  45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

  Opção I: Inglês

  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

  Opção I: Espanhol

  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

  Opção I: Mandarim

  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

2.º Ano / 2.º semestre

  Língua e Cultura Portuguesa

  55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

  Probabilidades e Análise de Dados

  25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

  Expressão Dramática

  25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

  Expressão Plástica

  25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

  Expressão Musical

  25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

3.º Ano / 1.º semestre

  Expressões Criativas Integradas

  25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

  Resolução de Problemas em Matemática

  25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

  Educação Ambiental e Saúde

  45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

  Observação e Intervenção em Contextos Educativos

  30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial)

8

  Opção II: Multiculturalidade e Educação Intercultural

  35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 

3

  Opção II: Educação de Adultos

  35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

  Opção II: Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos

  35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

  Opção II: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação

  35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

  Opção III: Oficina de Leitura e Escrita

  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

  Opção III: Práticas Experimentais em Ciências

  10 (teórico-práticas) / 15 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

2

  Opção III: Oficina de Educação Matemática

  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

  Opção III: Oficina da História e de Geografia

  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

3.º Ano / 2.º semestre

  Didática da Língua Portuguesa

  20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

  Didática da Matemática

  20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

  Didática do Estudo do Meio

  20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

  Didática das Expressões

  20 (teórico-práticas) / 70 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

  Literatura para a Infância e Juventude

  55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

  Projetos em Contextos Educativos

  30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial)

8

 

| Contactos

Coordenação: Prof. Doutora Ana Raquel Aguiar

Ana Raquel Aguiar é doutorada em Didática de Línguas e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses (Ramo Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ao longo dos últimos anos, tem estado ligada à Formação de Professores, nomeadamente na Licenciatura em Educação Básica e Mestrados Profissionalizantes (Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico).

A formação de professores e a didática das línguas, em geral, bem como a educação para o desenvolvimento e cidadania global, a articulação curricular, o pensamento crítico e criativo, em particular, têm sido as suas linhas principais de investigação. 

Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro

 

| Entidades Parceiras

 

© 2023 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos