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Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (em vigor desde 2022/ 2023 – 1º ano)

Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o nº R/A-Cr 251/2015/AL01 a 26 de maio de 2022
Aviso n.º 12013/2022, Diário da República, 2.ª série – N.º 114 – 14 de junho de 2022

 

| Coordenação

| Número de Vagas

Ana Raquel Aguiar

20

 

| Apresentação do Curso

Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar.

 

| Acreditação do Curso

Acreditado em 04/04/2022

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

Mestre

 

| Condições de Acesso

  • Licenciatura em Educação Básica
  • Prova de Avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa

 

| Objetivos de Aprendizagem

  • Organizar o tempo, o espaço e os materiais, de modo a proporcionar experiências educativas integradas;
  • Planificar a intervenção educativa de forma integrada e flexível envolvendo as crianças em atividades/projetos;
  • Refletir, numa perspetiva formativa, sobre a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos adotados, bem como o desenvolvimento e aprendizagens individuais e de grupo;
  • Relacionar-se por forma a favorecer o trabalho em equipa;
  • Estimular a curiosidade da criança/aluno pelo que a/o rodeia, promovendo a sua capacidade de identificação e resolução de problemas;
  • Contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cívico numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Mobilizar os saberes científicos de forma contextualizada, integrando os conhecimentos e experiências adquiridas nas áreas curriculares;
  • Promover a investigação científica articulando as áreas curriculares de cada nível (de educação e de ensino).

 

| Saídas Profissionais

Educador de Infância e Professor de 1º Ciclo de Ensino Básico (docência ao nível de instituições públicas e/ou privadas).

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

  Educação Literária   37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) 4
  Números, Geometria e Medida   37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) 4
  Organização e Desenvolvimento Curricular I   28,5 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) 3
  Educação e Envolvimento Parental   23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) 2,5
  Complementos de Expressões Artísticas e Motoras   47 (teórico-práticas) / 3 (orientação tutorial) 4
  Prática de Ensino Supervisionada I - Creche   27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial) 9,5
  Metodologia da Investigação Educacional   23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) 3

1.º Ano / 2.º semestre

  Didática da Matemática em Educação de Infância   23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) 5

  Didática do Conhecimento do Mundo na Educação de Infância

  23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) 5
  Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita   23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) 5
  Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final   19 (seminário) / 1 (orientação tutorial) 1,5
  Prática de Ensino Supervisionada II - Jardim de Infância   31 (seminário) / 208 (estágio) / 16 (orientação tutorial) 13,5

2.º Ano / 1.º semestre

  Organização e Desenvolvimento Curricular II   23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) 2,5
  História e Geografia de Portugal   37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) 4
  Ciências da Terra e da Vida   37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) 4
  Didática das Expressões Artísticas e Motoras   23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) 5
  Prática de Ensino Supervisionada III - 1.º Ciclo EB   27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial) 9,5
  Didática do Português no 1.º Ciclo   28 (teórico-práticas) / 28,5 (prática laboratorial) / 3,5 (orientação tutorial) 5

2.º Ano / 2.º semestre

  Intervenção Precoce na Infância   19 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial) 2
  Didática do Estudo do Meio   23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial) 5
  Didática da Matemática no 1.º Ciclo   23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial) 5
  Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final II   19 (seminário) 1 (orientação tutorial) 3
  Prática Ensino Supervisionada IV — 1.º Ciclo EB   31 (seminário) 208 (estágio) 16 (orientação tutorial) 13,5
  Opção:   

 Ética e Deontologia Profissional 

  14 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial) 1,5

Organização e Gestão da Escola

Mediação Socioeducativa e Cidadania

 

| Admissão no Ciclo de Estudos

Prova de Língua Portuguesa - componente escrita 2018/19- (Consultar)

Prova de Língua Portuguesa - componente oral 2018/19 (Consultar)

Quadro de cotações da Prova Oral (Consultar)

Normas Regulamentares (Consultar)

 

| Contactos

Coordenação: Prof. Doutora Ana Raquel Aguiar

Ana Raquel Aguiar é doutorada em Didática de Línguas e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses (Ramo Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ao longo dos últimos anos, tem estado ligada à Formação de Professores, nomeadamente na Licenciatura em Educação Básica e Mestrados Profissionalizantes (Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico).

A formação de professores e a didática das línguas, em geral, bem como a educação para o desenvolvimento e cidadania global, a articulação curricular, o pensamento crítico e criativo, em particular, têm sido as suas linhas principais de investigação. 

 

Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro

 

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