Aviso n.º 11665/2015, Diário da República, 2.ª série — N.º 200 — 13 de outubro de 2015
| Coordenação |
| Número de Vagas |
Maria Lopes de Azevedo |
20 |
Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar.
Acreditado em 16/07/2015
Mestre
Educador de Infância e Professor de 1º Ciclo de Ensino Básico (docência ao nível de instituições públicas e/ou privadas).
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
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1.º Ano / 1.º semestre |
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Educação Literária | 37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) | 4 |
Números, Geometria e Medida | 37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) | 4 |
Organização e Desenvolvimento Curricular I | 28,5 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) | 3 |
Educação e Envolvimento Parental | 23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) | 2,5 |
Complementos de Expressões Artísticas e Motoras | 47 (teórico-práticas) / 3 (orientação tutorial) | 4 |
Prática de Ensino Supervisionada I — Creche | 27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial) | 9,5 |
Metodologia da Investigação Educacional | 23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) | 3 |
1.º Ano / 2.º semestre |
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Didática da Matemática em Educação de Infância | 23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) | 5 |
Didática do Conhecimento do Mundo na Educação de Infância | 23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) | 5 |
Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita | 23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) | 5 |
Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final | 19 (seminário) / 1 (orientação tutorial) | 1,5 |
Prática de Ensino Supervisionada II — Jardim de Infância | 31 (seminário) / 208 (estágio) / 16 (orientação tutorial) | 13,5 |
2.º Ano / 1.º semestre |
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Organização e Desenvolvimento Curricular II | 23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) | 2,5 |
História e Geografia de Portugal | 37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) | 4 |
Ciências da Terra e da Vida | 37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) | 4 |
Didática das Expressões Artísticas e Motoras | 23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) | 5 |
Prática de Ensino Supervisionada III — 1.º Ciclo EB | 27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial) | 9,5 |
Didática do Português no 1.º Ciclo | 28 (teórico-práticas) / 28,5 (prática laboratorial) / 3,5 (orientação tutorial) | 5 |
2.º Ano / 2.º semestre |
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Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Precoce | 19 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial) | 2 |
Didática do Estudo do Meio | 23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial) | 5 |
Didática da Matemática no 1.º Ciclo | 23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial) | 5 |
Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final | 19 (seminário) 1 (orientação tutorial) | 3 |
Prática Ensino Supervisionada IV — 1.º Ciclo EB | 31 (seminário) 208 (estágio) 16 (orientação tutorial) | 13,5 |
Opção: | 14 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial) | 1,5 |
Prova de Língua Portuguesa - componente escrita 2018/19- (Consultar)
Prova de Língua Portuguesa - componente oral 2018/19 (Consultar)
Quadro de cotações da Prova Oral (Consultar)
Normas Regulamentares (Consultar)
Coordenação: Prof. Doutora Maria Lopes de Azevedo
Maria Lopes de Azevedo é especializada em Igualdade de Género, Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela FPCE-UP e Doutorada em Doutoramento Interuniversitário en Equidad e Innovación en Educación pela Universidade de Santiago de Compostela, com as seguintes Classificações da UNESCO 1: 580104 – Teorias Educativas; UNESCO 2: 580103 – Planes de Estudos e UNESCO 3: 580204 – Educacion Básica.
É desde 2017 docente no ISCE Douro, onde assegura a coordenação da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB e desde 2020 a coordenação do CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens. Também tem orientado diversos trabalhos científicos, tendo publicado capítulos de livros e artigos em revistas científicas, nacionais e internacionais, assim como participado em diferentes encontros científicos, sendo ainda coordenadora adjunta do NITCE.
Desde 2019, aprofundou a sua colaboração internacional com a UNIPIAGET - Moçambique e a Universidade Católica de Moçambique, na lecionação em programas doutorais, orientações de doutoramento e como arguente em júris de doutoramento.
Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro
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