Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o n.º R/A -Cr251/2015, de 10 de setembro de 2015
Diário da República –Publicado na 2.ª série do Diário da República, n.º 200, de 13 de outubro de 2015
| Coordenação |
| Número de Vagas |
Ana Raquel Aguiar |
20 |
Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar.
Acreditado em 23/06/2015
Deliberação da A3ES
Mestre
Educador de Infância e Professor de 1º Ciclo de Ensino Básico (docência ao nível de instituições públicas e/ou privadas).
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
Educação Literária | 37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) | 4 |
Números, Geometria e Medida | 37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) | 4 |
Organização e Desenvolvimento Curricular I | 28,5 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) | 3 |
Educação e Envolvimento Parental | 23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) | 2,5 |
Complementos de Expressões Artísticas e Motoras | 47 (teórico-práticas) / 3 (orientação tutorial) | 4 |
Prática de Ensino Supervisionada I — Creche | 27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial) | 9,5 |
Metodologia da Investigação Educacional | 23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) | 3 |
1.º Ano / 2.º semestre |
||
Didática da Matemática em Educação de Infância | 23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) | 5 |
Didática do Conhecimento do Mundo na Educação de Infância | 23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) | 5 |
Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita | 23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) | 5 |
Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final | 19 (seminário) / 1 (orientação tutorial) | 1,5 |
Prática de Ensino Supervisionada II — Jardim de Infância | 31 (seminário) / 208 (estágio) / 16 (orientação tutorial) | 13,5 |
2.º Ano / 1.º semestre |
||
Organização e Desenvolvimento Curricular II | 23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) | 2,5 |
História e Geografia de Portugal | 37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) | 4 |
Ciências da Terra e da Vida | 37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) | 4 |
Didática das Expressões Artísticas e Motoras | 23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) | 5 |
Prática de Ensino Supervisionada III — 1.º Ciclo EB | 27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial) | 9,5 |
Didática do Português no 1.º Ciclo | 28 (teórico-práticas) / 28,5 (prática laboratorial) / 3,5 (orientação tutorial) | 5 |
2.º Ano / 2.º semestre |
||
Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Precoce | 19 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial) | 2 |
Didática do Estudo do Meio | 23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial) | 5 |
Didática da Matemática no 1.º Ciclo | 23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial) | 5 |
Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final | 19 (seminário) 1 (orientação tutorial) | 3 |
Prática Ensino Supervisionada IV — 1.º Ciclo EB | 31 (seminário) 208 (estágio) 16 (orientação tutorial) | 13,5 |
Opção: | 14 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial) | 1,5 |
Prova de Língua Portuguesa - componente escrita 2018/19- (Consultar)
Prova de Língua Portuguesa - componente oral 2018/19 (Consultar)
Quadro de cotações da Prova Oral (Consultar)
Normas Regulamentares (Consultar)
Coordenação: Prof. Doutora Ana Raquel Aguiar
Ana Raquel Aguiar é doutorada em Didática de Línguas e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses (Ramo Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ao longo dos últimos anos, tem estado ligada à Formação de Professores, nomeadamente na Licenciatura em Educação Básica e Mestrados Profissionalizantes (Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico).
A formação de professores e a didática das línguas, em geral, bem como a educação para o desenvolvimento e cidadania global, a articulação curricular, o pensamento crítico e criativo, em particular, têm sido as suas linhas principais de investigação.
Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro
|
![]() |