Website

Mestrado em Atividade Física, Desporto e Bem-Estar

Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o nº R/A-Cr 52/2022 a 17 de maio de 2022
Aviso n.º 11899/2022, Diário da República, 2.ª série – N.º 112 – 09 de junho de 2022

 

| Coordenação

| Número de Vagas

Joana Ribeiro

24

 

| Apresentação do Curso

Este ciclo de estudos tem como objetivos a promoção de competências de: observação, análise e compreensão detalhada da relação entre a atividade física e desportiva em benefício do bem-estar do praticante, de acordo com o seu perfil e atendendo ao contexto onde desenvolve a prática; competências científicas para fundamentar os processos de investigação e intervenção no âmbito da atividade física e desportiva tendo em vista o bem-estar do praticante, a saúde e o rendimento; intervenção em função do público-alvo e seus objetivos, organizando e gerindo atividades em contexto de treino e atividade física de forma eficaz e eficiente, visando o bem-estar do praticante; relacionamento saudável, liderança e comunicação, mobilizando recursos e aproveitando oportunidades com base em atitudes comportamentais moralmente saudáveis e éticas, respeitando os seus pares e as populações com que trabalha.

 

| Acreditação do Curso

Acreditado em 28/04/2022

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

Mestre

 

| Condições de Acesso

  • Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de Ciências do Desporto
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas de Ciências do Desporto.

  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico do ISCE Douro como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado em Ciências do Desporto.

  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico do ISCE Douro como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

 

| Objetivos de Aprendizagem

  • Mobilizar os conhecimentos, competências e aptidões desenvolvidas, a fim de atuar como agente promotor do bem-estar do praticante através de atividades físicas e desportivas;

  • Mobilizar conhecimentos científicos e de investigação, para fundamentar as práticas nos contextos em que venham a estar inseridos, bem como desenvolver uma atitude critica perante situações novas e não familiares das atividades físicas e desportivas para o bem-estar;

  • Conhecer as implicações da atividade física e do desporto no bem-estar, com o intuito de intervir de forma contextualizada e em função do público-alvo e dos seus objetivos;

  • Ser capaz de comunicar, incentivar e sensibilizar de forma ética, influenciando as populações à adoção de hábitos comportamentais saudáveis como as atividades físicas e desportivas com vista à melhoria do bem-estar.

 

| Saídas Profissionais

O Mestrado propõe-se formar técnicos especialistas, que sejam capazes de dar uma resposta adequada às diferentes necessidades que estão associadas à prática da atividade física e de modalidades desportivas e a sua implicação no âmbito da saúde e do bem-estar. Pretende-se que com este curso os alunos possam vir a intervir na prescrição e fisiologia do exercício para a saúde ou para o rendimento desportivo; e organização de programas em contexto de fitness, programas autárquicos e outras instituições que promovam programas de exercício físico.

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

  Metodologia da Investigação e Análise de Dados em Ciências do
Desporto

  T-15; TP-20; PL-15; OT-10

6

  Epidemiologia da Atividade Física

  T-5; TP-20; PL-5; OT-10

3

  Fisiologia do Exercício

  T-10; TP-20; PL-20; OT-10

6

  Avaliação e Prescrição do Exercício

  T-10; TP-20; PL-20; OT-10

6

  Gestão Desportiva de Clubes e Ginásios

  T-25; PL-5; OT-10

3

  Biomecânica do Exercício

  T-10; TP-20; PL-20; OT-10

6

1.º Ano / 2.º semestre

  Exercício, Envelhecimento e Bem Estar

  T-20; TP-20; PL-10; OT-10

6

  Psicologia da Atividade Física e Desporto

  T-10; TP-20; PL-20; OT-10

6

  Área de Especialização em Atividade Física e Bem-Estar

Atividades Individuais de Cardiofitness

  TP-15; PL-20; OT-5

3

Atividades de Grupo

  TP-15; PL-20; OT-5

3

Exercício Clínico

  T-10; TP-30; PL-10; OT-10

6

Atividade Física, Bem-estar e Estilos de Vida Saudáveis

  T-20; TP-20; PL-10; OT-10

6

  Área de Especialização em Desporto e Bem-Estar

Desportos Adaptados

  T-20; TP-20; OT-20

6

Prática Desportiva e Bem-Estar

  T-20; TP-20; PL-10;OT-10;

6

Preparação Física e Fatores de Rendimento

  T-10; TP-20; PL-15; OT-5

6

2.º Ano / 1.º e 2.º  semestre

  Dissertação/Estágio/Projeto

  S-10; E-730; OT-100

60

Legenda: T: Teórica; TP: Teórico-Prática; PL: Prática Laboratorial; OT: Orientação Tutorial; S: Seminário; E: Estágio

 

| Contactos

Coordenação: Profª. Doutora Joana Ribeiro

Joana Ribeiro é Professora Adjunta e Cocoordenadora da Licenciatura em Desporto no ISCE Douro. Doutorada em Ciências do Desporto – Especialidade de Desporto, Excelência, Bem-Estar e Desenvolvimento Humano, Mestre em Desporto para Crianças e Jovens e Licenciada em Desporto e Educação Física – opção Desporto de Rendimento, pela Faculdade de Desporto da Universidade da Porto. Foi durante muitos anos Professora de Atividade Física e Desportiva de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, e é treinadora de escalões de formação de voleibol em vários clubes desportivos e nos Centros de Formação da Associação de Voleibol do Porto. É também autora e coautora de diversos artigos científicos na área do Treino Desportivo em revistas com revisão de pares, e revisora em diversas revistas internacionais. . 

 

Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro

 

© 2022 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos