Aviso n.º 563/2016, Diário da República, 2.ª série – N.º 13 – 20 de janeiro de 2016
| Coordenação |
| Número de vagas |
Prof. Doutora Marta de Noronha e Sousa |
25 |
O Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Conteúdos Multimédia situa-se no plano estratégico de resposta aos desafios colocados a nível nacional e internacional no sector das indústrias criativas, concretizando-se numa sólida formação dos seus profissionais e ampliando a sua capacidade de resposta a programas e projetos multidisciplinares.
Para conhecer melhor o Departamento de Artes e Multimédia do ISCE Douro, a nossa equipa, as atividades que desenvolvemos e outras informações, visite o nosso sítio Web, aqui
Registo na DGES n.º R/Cr 98/2014 de 08-05-2015
Diploma de Técnico Superior Profissional
Cumprir uma das seguintes condições:
O profissional formado na área de Desenvolvimento de Conteúdos Multimédia encontra-se apto a desenvolver, implementar e gerir projetos multimédia, a partir da seleção e domínio de ferramentas agindo em conformidade com a natureza e dimensão do projeto. Atento à mutação do mercado, na área das indústrias criativas, o profissional deverá conhecer, desenvolver e delinear estratégias de resposta a projetos multidisciplinares, com recurso a diferentes tecnologias e plataformas.
UNIDADE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA |
ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
Ambientes Gráficos Digitais | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
Animação Digital 3D e Modelação Digital 3D | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
Cultura Visual Contemporânea | 30 (teóricas) / 10 (orientação tutorial) | 3 |
Desenho e Representações Gráficas | 55 (teóricas) / 15 (orientação tutorial) | 6 |
Fotografia Digital e Tratamento de Imagem Digital | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
Inglês Técnico Aplicado à Produção Multimédia | 30 (teóricas) / 10 (orientação tutorial) | 3 |
1.º Ano / 2.º semestre |
||
Homogeneização em Perceção e Tecnologia | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
Laboratórios de Media Interativos | 60 (prática laboratorial) | 6 |
Montagem e Edição Digital de Áudio e Vídeo | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
Narrativas | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
Programação Orientada a Objetos | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
2.º Ano / 1.º semestre |
||
Avaliação da Usabilidade | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
Ética e Deontologia na Comunicação | 30 (teóricas) / 10 (orientação tutorial) | 3 |
Jogos Interativos | 25 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) | 3 |
Projeto em Ambientes Aplicacionais e Redes Sociais | 90 (prática laboratorial) | 9 |
Publicidade e Marketing | 30 (teóricas) / 10 (orientação tutorial) | 3 |
Técnicas de Programação Web e Bases de Dados | 40 (prática laboratorial) / 20 (orientação tutorial) | 6 |
2.º Ano / 2.º semestre |
||
Estágio | 810 (estágio) | 30 |
Coordenação: Prof. Doutora Marta de Noronha e Sousa
Com uma experiência profissional diversificada, em várias áreas relacionadas com a comunicação, a formação profissional e a investigação científica, Marta Noronha e Sousa dedica-se atualmente sobretudo à atividade docente. Em 2018, concluiu o doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com a tese intitulada A Propagação de Histórias Através de Múltiplos Media: Por uma tipologia de transmediação, adaptação e outras formas derivativas. É, desde 2018, docente no ISCE Douro, em Penafiel, e coordena, desde 2020, o Departamento de Artes e Multimédia desta Instituição. Atualmente, as suas áreas de interesse preferenciais são a comunicação transmediática, as narrativas, em particular as de ficção, a cultura pop, a criação e gestão de conteúdos multimédia e as novas dinâmicas e formatos audiovisuais e multimédia.
Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |