Aviso n.º 5366/2018, Diário da República, 2.ª série, n.º 78 de 20 de abril de 2018
| Coordenação
|
| Número de Vagas
|
Prof. Dra. Ana Silvestre |
30 |
Apresentação do Curso
O Curso Técnico Superior Profissional em Enografia e Enoturismo encontra os seus pilares na organização, coordenação e dinamização do serviço especializado de vinhos e de outras bebidas em unidades turísticas, enoturísticas, hoteleiras e de restauração, garantindo a qualidade do serviço, a otimização dos recursos e a maximização da rentabilidade. Este profissional acompanha o processo de produção de vinhos, dos métodos à fase da prova, na perspetiva de formação de um escanção / técnico de enoturismo.
Registo na DGES n.º R/Cr 68/2016
Objetivos do Curso
O profissional formado na área de Enografia e Enoturismo está apto a:
Saídas Profissionais
O mundo do vinho oferece uma série de oportunidades profissionais. O profissional de enografia e enoturismo pode encontrar saída profissional em diferentes eixos de atuação e em diversos contextos, como restaurantes, Hotéis & Resorts, catering, rotas de vinhos, estabelecimentos de Restauração e Bebidas, Centros de Congressos, Cruzeiros, organização de eventos enoturísticos. Poderá, assim, exercer funções de:
.
Plano de Estudos
UNIDADE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA | ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
Gestão de Equipas e Relações Interpessoais |
40 (teórico-práticas) |
3 |
Língua Inglesa |
40 (teórico-práticas) |
3 |
Opção - Língua Aplicada |
||
Espanhol |
40 (teórico-práticas) |
3 |
Francês |
||
Mandarim |
||
Português e Comunicação Interpessoal e Institucional | 40 (teórico-práticas) | 3 |
Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho | 40 (teórico-práticas) | 3 |
TIC Aplicadas | 40 (teórico-práticas) | 3 |
Análise Sensorial I | 60 (teórico-práticas) | 6 |
Enogastronomia | 60 (teórico-práticas) | 6 |
1.º Ano / 2.º semestre |
||
Enologia |
60 (teórico-práticas) |
6 |
Enoturismo |
60 (teórico-práticas) |
6 |
Introdução ao Turismo |
60 (teórico-práticas) |
6 |
Organização de Eventos e Protocolo Empresarial |
60 (teórico-práticas) |
6 |
Técnicas e Práticas de Serviços de Vinhos e outras Bebidas |
60 (teórico-práticas) |
6 |
2.º Ano / 1.º semestre |
||
Design, Marketing e Comercialização |
40 (teórico-práticas) |
3 |
Análise Sensorial II |
60 (teórico-práticas) |
6 |
Engenharia de Carta de Vinhos e Controlo de Custos |
60 (teórico-práticas) |
6 |
História e Cultura do Vinho |
60 (teórico-práticas) |
6 |
Projeto em Enoturismo |
90 (teórico-práticas) |
9 |
2.º Ano / 2.º semestre |
||
Estágio |
810 (estágio) |
30 |
Coordenação: Prof. Doutora Ana Silvestre Graça
Ana Margarida Silvestre Graça é Professora Coordenadora do Departamento de Turismo. Foi Professora Coordenadora na Escola Profissional Profitecla, em Lisboa, em 2018. Doutorada em Turismo, pela Universidade de Lisboa, Mestre em Turismo, Território e Patrimónios, pela Universidade de Coimbra e Licenciada em Turismo, Território e Patrimónios, pela Universidade de Coimbra, sendo Investigadora no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR).
Profissionalmente é formadora, consultora e empreendedora em diversas empresas, como o Turismo de Portugal, Companhia Própria, TH2, Rota do Arroz Doce e Global Women in Tourism. É também membro das Global Women in Tourism em Portugal.
As suas áreas de interesse e investigação repartem-se pelo Turismo, Empreendedorismo, Inovação, Ensino, Liderança e Sustentabilidade. Conta com múltiplas presenças em congressos e concursos, artigos e comunicações.
Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro
|
![]() |
Entidades Parceiras para Estágio