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Serviço Familiar e Comunitário

Aviso n.º 15188/2016, Diário da República, 2.ª série – N.º 232 – 05 de dezembro de 2016

 

| Coordenação

| Número de Vagas

Cátia Vaz

25

 

| Apresentação do Curso

 

O Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário encontra os seus pilares numa formação técnica sólida no sentido de orientar e capacitar as famílias e os sujeitos em situação de vulnerabilidade, intervindo com base nas relações interpessoais e procurando prevenir cenários de fragmentação social.

 

| Acreditação do Curso

 

Registo na DGES n.º R/Cr 96/2014 de 22-04-2015

 

| Grau ou Diploma Conferido

 

Diploma de Técnico Superior Profissional

 

| Condições de Ingresso

 

Cumprir uma das seguintes condições:

  • Ser titular de um curso do ensino secundário (com ou sem provas de ingresso) ou de habilitação legalmente equivalente;

  • Ter obtido aprovação nas provas dos Maiores de 23 anos;

  • Ser titular de um CET ou de um grau de ensino superior, tendo em vista a requalificação profissional.

 

| Objetivos de Aprendizagem

 

Os profissionais com o curso de Serviço Familiar e Comunitário encontram-se preparados para abraçar projetos cujas raízes se relacionem com cenários existentes ao nível do tecido social assim como os agentes nele envolvidos.

Habilitados para atuar de forma autónoma ou em equipa os profissionais desta área dominam saberes que lhes permitem identificar e lidar com problemáticas assinaladas/identificadas e observar/identificar fenómenos emergentes procurando para todos o seguimento devido.

 

| Saídas Profissionais

 

No que concerne aos contextos de trabalho efetivo, verifica-se que no âmbito social as carências e os fenómenos ocorrem em esferas públicas e domínios privados. Assim, podem ser considerados contextos de trabalho, escolas, lares, centros de dia, instituições solidarias e sociais, hospitais, entre outros, podendo, por esta razão, lidar com público de diferentes idades. 

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

  Políticas Sociais

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Psicologia

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Sociologia da Família

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Trabalho Social e Contextos de Intervenção

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Apoio e Desenvolvimento Parental

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

1.º Ano / 2.º semestre

  Ética Aplicada ao Trabalho Social

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Gestão do Stress e do Conflito

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Intervenção para a Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Saúde Familiar e Comunitária

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Técnicas de Animação e Dinâmicas de Grupo

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

2.º Ano / 1.º semestre

  Intervenção com Crianças e Jovens em Risco

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Intervenção com Famílias Multiproblemáticas

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Intervenção Social e Comunitária

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Planeamento e Gestão da Intervenção

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

  Técnicas de Intervenção com Adultos e Idosos em Situação de Vulnerabilidade

  50 (teórico-práticas) / 12 (orientação tutorial)

6

2.º Ano / 2.º semestre

  Estágio   810 (estágio) 30

 

 

| Contactos

Coordenação: Prof. Doutora Cátia Vaz

Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca em 2020, Mestre em Educação Social, pelo Instituto Politécnico de Bragança desde 2012 e Licenciada em Educação Social, pelo mesmo desde 2007. Possui Formação de Formadores em Empreendedorismo Social; possui certificação na área e domínio D13 Educação para a Cidadania pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Docente na Escola Superior de Educação de Bragança do Departamento de Ciências da Educação e Supervisão, desde 2017. Investigadora e autora de artigos científicos, na área do Bullying Escolar/Cyberbullying e da Demência de Alzheimer. Membro do Centro de Investigação CI-ISCE e colaboradora do Centro de Investigação SEVIN (SOCIEDAD, EDUCACION, VIOLENCIA E INFANCIA); Supervisora Técnica na Casa de Trabalho Doutor Oliveira Salazar, em Bragança. Coordenadora da Licenciatura em Educação Social e do CTeSP em Serviço Familiar e Comunitário do ISCE Douro; docente deste mesmo Instituto. Formadora em distintas áreas, noemadamente: sociais, educacionais e tecnológicas; Membro dos conselheiros para a Igualdade de Género; Oradora em congressos nacionais e internacionais. Membro de júris de mestrado.

Ainda em termos profissionais e da promoção da Educação Social já trabalhou com distintas populações entre elas: Toxicodepentes; Idosos; Crianças e Jovens (CPCJ) -Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Reclusos; Adultos/desempregados (em contexto formativo/formação); Crianças do 1º,2º,3º ciclos e ensino secundário (em contexto de trabalho de prevenção do bullying escolar); Professores do 1º, 2º 3º Ciclos, Secundário e Educadores de Infância (na Nova Estratégia Nacional para a Cidadania); é autora do Jogo Didático, direcionado para a Prevenção Primária do Bullying Escolar: “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” e do “Playing and Smiling the Bullying Let’s Prevent”, com o qual ministra como Educadora Social Workshops, assim como apresentações do instrumento didático, de Norte a Sul do país, incluindo ilhas e estrangeiro

 

Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro

 

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