| Coordenação |
| Número de Vagas |
Ana Raquel Aguiar; Liliana Nunes
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30
|
| Duração |
| ECTS
|
500 horas |
50 |
Neste curso a tónica recai nas perturbações que se inserem no domínio cognitivo e motor e que se manifestam na sala de aula, através de dificuldades de caráter cognitivo (dificuldades de atenção e concentração, de processamento da informação) e dificuldades psicomotoras, as quais se traduzem em baixa autoestima, desmotivação, dificuldades relacionais, dificuldades na aprendizagem, restrições à participação, culminando, frequentemente, em insucesso escolar. Não obstante, e enquadrando num modelo biopsicossocial da saúde, salienta-se que estas situações parecem ser potencialmente agudizadas por ambientes escolares e sociofamiliares muito diversos, nos quais as barreiras à aprendizagem e à inclusão continuam a existir. Consideramos que este curso proporcionará um efetivo desenvolvimento da profissionalidade docente e contribuirá para melhorar, fortalecer e qualificar a intervenção psicoeducativa, em contexto escolar, no domínio cognitivo e motor.
Registo de Acreditação: CCPFC/CFE-3527/21 - Acreditação pelo CCPFC como formação especializada para docentes com mais de 5 anos de serviço.
N.º de horas acreditadas para progressão na carreira*: 250
*efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro
Dar a conhecer a legislação atual aplicável à educação especial, assim como os procedimentos concretos no âmbito da Educação Especial;
promover a capacidade de identificação das principais perturbações;
capacitar para a elaboração e fundamentação de propostas de procedimentos e práticas educativas diferenciadas que respeitem a diversidade, tendo em vista a educação inclusiva e o sucesso educativo de todas as crianças;
promover a capacidade de selecionar e implementar as metodologias e estratégias pedagógicas adequadas e contextualizadas às necessidades específicas de cada criança;
disponibilizar e facilitar o contacto com instrumentos de avaliação e sistemas de classificação e ensinar a aplicar as técnicas de avaliação das funções sensitivo-motoras, linguagem, habilitação visuo-espacial, processamento da informação e funções executivas complexas, no sentido da exploração e análise do comportamento através de um processo sistémico de tomada de decisões;
favorecer o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa..
Objetiva-se uma metodologia de trabalho ativa, sustentada e articulada no enquadramento legal e teórico, privilegiando-se o trabalho individual, em pares pedagógicos e em grupo, assumindo os docentes um papel de facilitadores/mediadores do processo de ensino aprendizagem.
UNIDADE CURRICULAR |
Horas de Contacto | ECTS |
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1.º semestre |
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Métodos e Técnicas de Investigação em Educação Inclusiva |
T: 20; TP: 25; OT: 5 |
5 |
Desenvolvimento Curricular e Diferenciação Pedagógica |
T: 20; TP: 25; OT: 5 |
5 |
Gestão e Acomodações Curriculares: Princípios e Práticas |
T: 20; TP: 25; OT: 5 |
5 |
Recursos Tecnológicos e Comunicação Aumentativa e Alternativa |
T: 20; TP: 25; OT: 5 |
5 |
Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em Educação Especial |
T: 20; TP: 25; OT: 5 |
5 |
2.º semestre |
||
Necessidades Educativas Especiais e Perturbações Intelectuais |
TP: 35; OT: 5 |
4 |
Motricidade, Problemas e Intervenção |
TP: 35; OT: 5 |
4 |
Intervenção Precoce - Domínio Cognitivo e Motor |
TP: 35; OT: 5 |
4 |
Respostas Educativas no Domínio das Dificuldades de Aprendizagem Específica |
TP: 35; OT: 5 |
4 |
Projeto de Investigação e Ação Educativa |
T: 30; TC: 30; OT: 30 |
4 |
Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro
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