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Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor

| Coordenação

| Número de Vagas

 

Cristiana Madureira

 

 

30

 

| Duração

| ECTS

 

500 horas 

 

50

 

| Apresentação do Curso

 

Neste curso a tónica recai nas perturbações que se inserem no domínio cognitivo e motor e que se manifestam na sala de aula, através de dificuldades de caráter cognitivo (dificuldades de atenção e concentração, de processamento da informação) e dificuldades psicomotoras, as quais se traduzem em baixa autoestima, desmotivação, dificuldades relacionais, dificuldades na aprendizagem, restrições à participação, culminando, frequentemente, em insucesso escolar. Não obstante, e enquadrando num modelo biopsicossocial da saúde, salienta-se que estas situações parecem ser potencialmente agudizadas por ambientes escolares e sociofamiliares muito diversos, nos quais as barreiras à aprendizagem e à inclusão continuam a existir. Consideramos que este curso proporcionará um efetivo desenvolvimento da profissionalidade docente e contribuirá para melhorar, fortalecer e qualificar a intervenção psicoeducativa, em contexto escolar, no domínio cognitivo e motor.

 

| Acreditação do Curso

 

Registo de Acreditação: CCPFC/CFE-3527/21

N.º de horas acreditadas para progressão em carreira*: 250

 

*efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro

 

| Objetivos 

 

  • Dar a conhecer a legislação atual aplicável à educação especial, assim como os procedimentos concretos no âmbito da Educação Especial;

  • promover a capacidade de identificação das principais perturbações;

  • capacitar para a elaboração e fundamentação de propostas de procedimentos e práticas educativas diferenciadas que respeitem a diversidade, tendo em vista a educação inclusiva e o sucesso educativo de todas as crianças;

  • promover a capacidade de selecionar e implementar as metodologias e estratégias pedagógicas adequadas e contextualizadas às necessidades específicas de cada criança;

  • disponibilizar e facilitar o contacto com instrumentos de avaliação e sistemas de classificação e ensinar a aplicar as técnicas de avaliação das funções sensitivo-motoras, linguagem, habilitação visuo-espacial, processamento da informação e funções executivas complexas, no sentido da exploração e análise do comportamento através de um processo sistémico de tomada de decisões;

  • favorecer o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa..

 

 

| Destinatários

 

  • Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. 

 

 

| Metodologia e Avaliação

 

Objetiva-se uma metodologia de trabalho ativa, sustentada e articulada no enquadramento legal e teórico, privilegiando-se o trabalho individual, em pares pedagógicos e em grupo, assumindo os docentes um papel de facilitadores/mediadores do processo de ensino aprendizagem. 

 

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR

Horas de Contacto ECTS

1.º semestre

  Métodos e Técnicas de Investigação em Educação Inclusiva

 T: 20; TP: 25; OT: 5

5

  Desenvolvimento Curricular e Diferenciação Pedagógica

  T: 20; TP: 25; OT: 5

5

  Gestão e Acomodações Curriculares: Princípios e Práticas

  T: 20; TP: 25; OT: 5

5

  Recursos Tecnológicos e Comunicação Aumentativa e Alternativa

  T: 20; TP: 25; OT: 5

5

  Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em Educação Especial

  T: 20; TP: 25; OT: 5

5

 2.º semestre

  Necessidades Educativas Especiais e Perturbações Intelectuais

  TP: 35; OT: 5

4

  Motricidade, Problemas e Intervenção

  TP: 35; OT: 5

4

  Intervenção Precoce - Domínio Cognitivo e Motor

  TP: 35; OT: 5

4

  Respostas Educativas no Domínio das Dificuldades de Aprendizagem Específica
  - Avaliação e Intervenção

  TP: 35; OT: 5

4

  Projeto de Investigação e Ação Educativa

  T: 30; TC: 30; OT: 30

4

 

| Contactos

 

Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Hélder Alves

 

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