Website

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Destinos e Produtos Turísticos (1ªedição)

 

| Coordenação Científica:

 

Ana Silvestre; Rui Brito Fonseca

 

| Coordenação Pedagógica:

 

Ana Silvestre

 

| Descrição

 

A mudança de paradigma no setor do turismo levou a uma regeneração e (re)criação do mesmo. A competitividade entre os destinos turísticos é regida pela capacidade de atrair turistas, satisfazendo as suas necessidades. Tendo em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, é necessário definir prioridades e aspirações do desenvolvimento global de modo sustentável sem entrar em desequilíbrio com o estilo de vida dos residentes. Os fatores que levam à eleição de um destino são os pilares da sua gestão e a chave para criar e proporcionar aos turistas uma experiência turística única.

 

| Objetivos:

 

  • Conhecer a definição de destino turístico e as suas diversas perspetivas;

  • Compreender a importância das tendências e inovação na gestão dos destinos turísticos;

  • Reconhecer a relevância dos stakeholders, da cooperação e das redes na gestão dos destinos turísticos;

  • Perceber a importância do marketing e do plano de negócios para a criação e implementação de produtos turísticos;

  • Conhecer as implicações do ciclo de vida dos destinos turísticos;

  • Compreender como a organização de eventos e a animação turística podem ser o fator diferença na criação de produtos turísticos;

  • Reconhecer a importância da sustentabilidade para a gestão estratégica de destinos e produtos turísticos;

  • Entender os desafios que o posicionamento e a competitividade dos destinos turísticos colocam à gestão.

 

| Destinatários

 

  • Licenciados de qualquer área científica que pretendam adquirir formação complementar;

  • Licenciados profissionais de todas as áreas do Turismo, Património, Território, Cultura e Sustentabilidade;

  • Licenciados programadores e mediadores do Turismo, Património, Território, Cultura e Sustentabilidade;

  • Licenciados organizadores e gestores de eventos.

  • Licenciados organizadores de edição e revisão especializada de documentação para publicações digitais e em suporte de papel sobre conteúdos de Turismo, Património, Território, Cultura e Sustentabilidade.

     

| Duração

 

810 horas 

 

 ECTS

 

30 ECTS (créditos)

 

| Metodologia e Avaliação

 

A vertente teórica aliada à prática num contexto de trabalho individual e em grupo recorrendo às ferramentas tecnológicas ao dispor. Ainda que a avaliação seja contínua, a Pós-Graduação culminará num projeto que validará a avaliação final.

 

| Plano de Estudos

 

Unidades curriculares

Tempo de trabalho (horas)

ECTS

Total

Contacto

  Tendências e Inovação

54

20

2

  Planeamento e Desenvolvimento dos Destinos Turísticos

54

25

2

  Gestão Estratégica de Destinos e Produtos Turísticos

54

20

2

  Marketing

54

20

2

  Plano de Negócio

54

25

2

  Finanças Empresariais

54

20

2

  Criação de Produtos Turísticos

54

20

2

  Organização e Gestão de Eventos

54

20

2

  Ética e Sustentabilidade em Turismo

54

20

2

  Animação Turística

54

20

2

  Planeamento e Gestão em Turismo Ativo e de Experiências

54

20

2

  Projeto

216

20

8

Total

810

250

30

 

| Vagas 

 

  • Mínimo de alunos: 10; 

  • Máximo de vagas: 20;

 

| Funcionamento

 

  • Início: outubro 2022

  • Regime: pós-laboral (online) 

 

| Contactos

CoordenaçãoProf. Doutora Ana Silvestre Graça

 

Ana Margarida Silvestre Graça é Professora Coordenadora do Departamento de Turismo. Foi Professora Coordenadora na Escola Profissional Profitecla, em Lisboa, em 2018. Doutorada em Turismo, pela Universidade de Lisboa, Mestre em Turismo, Território e Patrimónios, pela Universidade de Coimbra e Licenciada em Turismo, Território e Patrimónios, pela Universidade de Coimbra, sendo Investigadora no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR).

Profissionalmente é formadora, consultora e empreendedora em diversas empresas, como o Turismo de Portugal, Companhia Própria, TH2, Rota do Arroz Doce e Global Women in Tourism. É também membro das Global Women in Tourism em Portugal.

As suas áreas de interesse e investigação repartem-se pelo Turismo, Empreendedorismo, Inovação, Ensino, Liderança e Sustentabilidade. Conta com múltiplas presenças em congressos e concursos, artigos e comunicações.

 

Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro

 

© 2022 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos