| Coordenação Científica
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Prof.ª Doutora Sílvia Azevedo |
| Coordenação Pedagógica:
|
Prof.ª Doutora Sílvia Azevedo |
Estima-se que a taxa de empregabilidade de técnicos sociais, em contextos sociais familiares e escolares de risco/vulnerabilidade deverá crescer 14% até 2026. As incertezas sociais e económicas que se vive atualmente levam a condições de delinquência, violência, crime, pobreza e exclusão social. Os riscos a que estamos expostos estimulam novos modos de intervenção socioeducativa, ajustados à realidade dos contextos. Esta pós-graduação pretende capacitar os profissionais para intervir em contextos diferenciados pautados pela vulnerabilidade e risco social.
Objetivos Gerais
Capacitar profissionais e estudantes para a intervenção conceptual e prática em situações de vulnerabilidade e risco social.
Objetivos Específicos
Identificar e caracterizar situações de vulnerabilidade e risco em contextos específicos;
Conhecer e compreender instrumentos de avaliação aplicados à problemática;
Adquirir noções relativas no âmbito das competências de intervenção;
Compreender a legislação desta área usando-a como uma ferramenta de trabalho.
Formação e-learning
Esta pós-graduação destina-se a: estudantes e profissionais das áreas das ciências humanas e sociais (educação social, psicologia, serviço social, criminologia, sociologia, educação e outros), e das ciências da saúde (enfermagem, medicina e outros).
850 horas – On line
34
Assistência e participação mínima de 75% da duração do curso.
Elaboração de trabalhos com avaliação continua.
Unidades curriculares |
Docente |
Tempo de trabalho (horas) |
ECTS |
|
---|---|---|---|---|
Total |
Contacto |
|||
Intervenção social em contexto forense |
Marcos Taipa |
50 |
15 |
2 |
Exclusão social e populações vulneráveis |
Rui Brito Fonseca |
50 |
15 |
2 |
Família(s) em situação de vulnerabilidade |
Ana Santos |
50 |
15 |
2 |
Noções fundamentais do Direito e enquadramento legal |
Lara Vaz Pinto |
50 |
15 |
2 |
Intervenção com população sem-abrigo |
Sílvia Azevedo |
50 |
15 |
2 |
Delinquência, justiça e reinserção: a intervenção social e o papel do técnico |
Marcos Taipa |
50 |
15 |
2 |
Psicopatologia |
Rita Estrada |
50 |
15 |
2 |
Violência nas relações de intimidade |
Helena Carvalho |
50 |
15 |
2 |
Educação e intervenção em dependências |
Rita Estrada |
50 |
15 |
2 |
Escola: territórios, pares, risco e intervenção |
Liliana Nunes |
50 |
15 |
2 |
Intervenção e Avaliação Psicológica em crianças e jovens |
Carlos Peixoto |
50 |
15 |
2 |
Abusos e negligência de crianças e jovens |
Madalena Sofia Oliveira |
50 |
15 |
2 |
Intervenção Precoce e Educação Parental |
Olívia de Carvalho |
50 |
15 |
2 |
Projeto |
Sílvia Azevedo; Marcos Ribeiro; |
200 |
15 |
8 |
Total |
|
850 |
210 |
34 |
Mínimo de alunos: 10;
Máximo de vagas: 20;
Início: outubro 2022
Regime: Pós-laboral (online)
Serviços Académicos: Lurdes Pereira / Ondina Monteiro
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