Website

Projeto S. Martinho: Memórias do Cineteatro

Estudantes de Multimédia participaram nas cerimónias de aniversário do histórico edifício

Os estudantes de Multimédia do ISCE Douro participaram, no passado dia 18 de junho de 2022, na festa de aniversário do Edifício S. Martinho, no centro de Penafiel, com uma exposição coletiva de trabalhos integrados no projeto S. Martinho: Memórias do Cineteatro.

O edifício S. Martinho – à época Cineteatro S. Martinho – constituiu no passado um importante polo de atração cultural da região, levando a cena grandes filmes da época de ouro do cinema, peças de teatro apresentando grandes figuras do teatro nacional, como Vasco Santana, Laura Alves ou Raúl Solnado, e espetáculos diversos apresentados por grupos recreativos, culturais, musicais e de teatro locais e regionais.

As obras agora apresentadas em exposição, de tratamento digital de imagem fotográfica e aplicações interativas com uma vertente de realidade aumentada, procuraram resgatar e registar, numa linguagem tecnológica e consentânea com os tempos atuais, as memórias do antigo cineteatro, situado no local onde se ergue hoje a galeria comercial S. Martinho.

Hoje recuperado e transformado em centro comercial, o Espaço S. Martinho conserva ainda como missão a promoção da dinâmica social, artística e cultural da cidade, do concelho e da região, evidenciada pelas múltiplas iniciativas desta natureza. Este ano, em virtude da realização do projeto sobre o Cineteatro, a administração gentilmente convidou os estudantes a integrarem as festividades. O sucesso da exposição levou ainda a que o convite fosse estendido para a apresentação, no próximo ano letivo, de um documentário audiovisual sobre o Cineteatro.

O projeto só foi possível devido à amável colaboração de vários parceiros, para além da administração do Espaço S. Martinho, a Câmara Municipal de Penafiel, o Arquivo Municipal de Penafiel e a Foto Borges.

© 2022 ISCE Douro - Todos os direitos reservados. | Contactos