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ISCE Douro

Quem somos

Na UniDED – Unidade de Desenvolvimento de Ensino a Distância - acreditamos que a atualização e aprofundamento de conhecimentos através de cursos com recurso a práticas e tecnologias online é hoje uma oportunidade para estudantes e instituições que procuram prosperar e crescer.

Comprometidos com a expansão do acesso ao conhecimento através de uma formação de excelência, procuramos ampliar a oferta de aprendizagem com formações rigorosas, eficientes e flexíveis, recorrendo a uma pedagogia inovadora em modelo de e-learning.

A UniDED constitui-se como uma unidade orgânica com responsabilidades na área da gestão e organização das formações com a componente online, concretizadas na oferta formativa do ISCE, a nível dos cursos de curta duração e dos cursos para a obtenção de graus académicos a nível nacional e internacional.

A nossa Missão

Promover o desenvolvimento do ensino a distância no ISCE, assegurando a organização e a gestão de recursos multimédia, associadas a práticas de interação e de aprendizagem colaborativa online aplicados em diferentes modalidades e contextos.

Objetivos

  • Colaborar na estruturação de ciclos de estudo e outras formações, aplicando soluções didáticas específicas em conformidade com o modelo pedagógico de ensino a distância. 
  • Agilizar o processo facultando as ferramentas multimédia e tecnologias inovadoras necessárias ao funcionamento eficaz, simples e intuitivo, dos cursos.
  • Contribuir para a construção de produtos multimédia adequados às especificidades de cada formação, contando com a colaboração de especialistas na área da pedagogia e das tecnologias digitais em função das respetivas áreas de conteúdo.
  • Fomentar uma pedagogia diferenciada promotora de um acompanhamento personalizado e individualizado por parte dos formadores, de forma a garantir os níveis de motivação elevados fundamentais para uma formação desta natureza.
  • Possibilitar a formação a diferentes públicos através do acesso a diversos produtos formativos, superando eventuais barreiras físicas, geográficas, económicas, sociais e culturais.
  • Impulsionar a padronização e a versatilidade na apresentação de conteúdos digitais, com vista à sua reutilização.
  • Promover a reutilização de todos os conteúdos e consequente acessibilidade, portabilidade e adaptabilidade dos mesmos, em que está inerente a perspetiva de inclusividade.
  • Contribuir para a criação de um repositório digital que estará disponível na comunicação com o ambiente e-Learning do ISCE.
  • Contribuir para a cultura de avaliação do ISCE, em particular do processo de ensino e aprendizagem em b-Learning, com vista à otimização do mesmo.
  • Colaborar na investigação, no desenvolvimento e na inovação do ensino e aprendizagem.
  • Organizar sessões de formação e de atualização para docentes e estudantes sobre a operacionalização da plataforma, bem como sobre as atividades colaborativas, síncronas e assíncronas, ferramentas de informação, de gestão da aprendizagem e de avaliação.

Metodologia

As sessões online serão organizadas com recurso a plataforma Open LMS (Learning Management Systems).

Os cursos podem assentar na:
1 - Na modalidade de e-learning com sessões assíncronas, acompanhamento tutorial e eventuais sessões síncronas.
2 - Na modalidade de ensino presencial com algumas UC's marioritariamente a distância, com sessões assíncronas, acompanhamento tutorial e eventuais sessões síncronas.

Estrutura

A equipa integra profissionais responsáveis pela metodologia e arquitetura pedagógica, design gráfico, tecnólogos, consultoria linguística e entidades parceiras.

  • Alexandre Pessoa, mestre em gestão de projetos pela Universidade Aberta e licenciado em Engenharia de Sistemas.
  • Beatriz Albuquerque Mendes, doutorada em Tecnologia, Artes e Educação pela Teachers College, Columbia University, Nova Iorque (USA).
  • Inês Ribeiros, mestre em linguística, licenciada em linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O doutoramento (em processo) é na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
  • Maria Gabriela de Salis e Meireles, doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta.
  • Nuno Lucas, técnico especializado em Administração de Sistemas e Redes. Formado em Cibersegurança pelo AEP.
  • Paula Lameiras, licenciada em Cinema e Imagem, Pós-graduada em Comunicação e Multimédia.
  • Pedro Campos, licenciado em Marketing e Técnico Superior em Desenvolvimento de Conteúdos Multimédia.
  • Ricardo José Vieira Baptista, doutorado em Media Digitais pela Universidade do Porto, mestre em Tecnologia Multimédia pela Universidade do Porto e Licenciado em Engenharia de Sistemas e Computadores pela Universidade da Madeira.
  • Ricardo Martins, doutorado em Educação pela Universidade de Granada com tese sobre implementação, dinamização de uma pedagogia b-learning.
  • Entidades parceiras: elearningmedia (Formação, Consultoria EdTech, Desenvolvimento, Programação e Análise) e Digitalis (Distribuição E Gestão De Informática)

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