Educação Social em Ação: Estudantes do ISCE Douro assinalam o Dia Internacional do Educador Social e o Dia Mundial da Saúde Mental
No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Educador Social que se celebrou no passado dia 2 de outubro, os estudantes da Licenciatura em Educação Social do ISCE Douro desenvolveram diversas iniciativas criativas, reflexivas e comunitárias que evidenciam o compromisso social e humano da profissão.
Sob o mote “Acompanhar trajetórias, inspirar vidas”, os estudantes do 1.º ano decidiram celebrar a data através da criação de separadores de livros, distribuídos pela comunidade escolar e por todos aqueles que partilharam este momento comemorativo.
A proposta surgiu da metáfora de que, tal como um separador acompanha um livro, os futuros educadores sociais acompanham pessoas nas suas trajetórias de vida, promovendo a inclusão, a aprendizagem e a autonomia.
Por sua vez e inspirados na metodologia photovoice abordada na UC Intervenção Socioeducativa para a Família e o Idoso, os/as estudantes do 2.º ano criaram um projeto que alia fotografia, reflexão crítica e expressão criativa dando origem a “Olhares sobre a Educação Social”.
Através das imagens captadas, procuraram representar o olhar dos futuros educadores/as sociais sobre a profissão, traduzindo o sentido, os desafios e as potencialidades da intervenção social na atualidade.
O resultado final constitui um registo visual coletivo, que convida à reflexão e ao diálogo sobre o papel da Educação Social na construção de comunidades mais inclusivas, solidárias e participativas.
Finalmente, os estudantes do 3.º ano uniram duas celebrações: Dia Internacional do Educador Social e o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), através de uma ação no Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste.
Subordinada ao tema ““Educação Social e Saúde Mental: um compromisso com o bem-estar”, a iniciativa contou com a presença do Professor Doutor Dário Gomes, que dinamizou diversas atividades com turmas do 12.º ano, promovendo momentos de proximidade, diálogo e reflexão sobre o bem-estar emocional.
As dinâmicas permitiram discutir a importância do autocuidado, da empatia e da intervenção social no combate ao estigma associado às doenças mentais, reforçando valores de respeito, inclusão e cidadania ativa.
Estas iniciativas, desenvolvidas pelos estudantes dos três anos da nossa Licenciatura, refletem o compromisso do ISCE Douro em promover uma formação académica assente na prática, na criatividade e no envolvimento comunitário, valorizando o papel dos estudantes como agentes de mudança social.