Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o n.º R/A -Cr251/2015, de 10 de setembro de 2015
Diário da República –Publicado na 2.ª série do Diário da República, n.º 200, de 13 de outubro de 2015
Oferta formativa dinamizada em parceria com o ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo
| Coordenação |
| Número de Vagas |
Professora Doutora Cátia Vaz |
30 |
| Apresentação do Curso
O Mestrado em Intervenção Social, oferecido pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) e pelo Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE-ISLVT), tem como principal objetivo formar profissionais altamente qualificados para intervir de forma crítica, ética e transformadora perante os desafios sociais contemporâneos.
Este ciclo de estudos responde à crescente complexidade dos contextos sociais, capacitando os estudantes para conceber, implementar e avaliar estratégias de intervenção social inovadoras, com base em referenciais teóricos sólidos e práticas reflexivas. O curso promove o desenvolvimento de competências para atuar em diferentes domínios da intervenção social, contribuindo para a inclusão, participação cidadã e coesão comunitária.
Lecionado em regime 100% online, o mestrado garante:
· Flexibilidade de horário, ideal para quem concilia estudos e vida profissional;
· Acesso global, aberto a estudantes de qualquer parte do mundo;
· Redução de custos, ao eliminar despesas com deslocações e estadia;
· Aprendizagem personalizada, ao ritmo de cada estudante;
· Forte aplicabilidade prática, com foco nas exigências do mercado de trabalho;
· Desenvolvimento de competências digitais e de comunicação virtual;
· Ambiente colaborativo, com oportunidades de networking entre estudantes e docentes.
Este mestrado permite ainda ampliar o alcance dos ISCE a nível nacional e internacional, promovendo a excelência académica e o compromisso com uma intervenção social sustentada, crítica e transformadora
| Acreditação do Curso
Acreditado em 30/05/2025
Deliberação da A3ES
| Grau ou Diploma Conferido
Mestre
| DURAÇÃO
4 semestres (120 ECTS)
| Condições de Acesso
Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre os alunos que reunirem as seguintes condições:
a) Titulares de um grau de Licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que o Conselho Técnico-Científico considere conferir capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Outras condições específicas de ingresso:
Ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas CNAEF 310 - Ciências Sociais e do Comportamento e do CNAEF 142 - Ciências da Educação.
Outros Requisitos Específicos:
(i) Ter acesso a um computador com ligação à internet;
(ii) Ter experiência de navegação e pesquisa na internet.
| Objetivos de Aprendizagem
- Intervir sobre diferentes contextos sociais para reconhecer os fatores que contribuem para a vulnerabilidade, desigualdade e exclusão social.
- Dominar as metodologias e teorias de intervenção social ajustadas aos diferentes contextos para aplicar eficazmente estratégias inovadoras com base em conhecimentos científicos, aptidões e competências construídas.
- Conceber, implementar, monitorizar e avaliar o impacto das intervenções sociais, com base em evidências empíricas.
- Ampliar a capacidade de compreensão, prospetiva e holística da ação, dos processos de mudança, dos paradigmas de desenvolvimento e de intervenção social em contextos multidimensionais;
- Desenvolver competências de investigação passíveis de gerar conhecimento e de promover um processo de autodesenvolvimento científico pedagógico e profissional ao longo da vida.
| Saídas Profissionais
As oportunidades profissionais abrangem uma variedade de contextos de intervenção social, incluindo trabalho com crianças, jovens e adultos em:
· Contextos de proteção social para crianças e jovens, como Equipas Multidisciplinares de Assessoria Técnica aos Tribunais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Lares de Infância e Juventude, Centros de Acolhimento Temporário, Acolhimento Familiar e Equipas de Rua.
· Contextos educativos e terapêuticos específicos, tais como Centros Hospitalares, Comunidades Terapêuticas, Estabelecimentos Prisionais, Apartamentos de Autonomização, Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos.
· Contextos institucionais que trabalham com pessoas em situação de maior risco de exclusão social, incluindo Beneficiários do Rendimento Social de Inserção, População Emigrante/Imigrante, Sem-Abrigo, pessoas em isolamento social, vítimas de violência doméstica, desempregados e pessoas com doença mental.
· Contextos sociais e de saúde e bem-estar, como Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Centros Educativos, Escolas, Autarquias, Associações de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e Educação Ambiental e Qualidade de Vida, Linhas SOS, Centros de Atividades de Tempos Livres, Centros Culturais e Recreativos, Unidades de Saúde Familiar.
· Contextos de educação formal, não formal e informal, como Escolas, Centros Re/educativos, Associações/Instituições de Educação não formal, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Universidades Seniores, Comunidades Terapêuticas, Estabelecimentos Prisionais, Unidades de Cuidados Continuados, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Centros de Formação Profissional, Serviços de Orientação e Acompanhamento de Adultos, Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e de Educação Ambiental e Qualidade de Vida.
· Contextos de desenvolvimento de respostas sociais, incluindo Centros Comunitários, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações/Centros de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Unidades de Apoio Integrado, Centros de Atendimento, Apoio Domiciliário a Idosos e Centros de Atendimento e Apoio Domiciliário a Pessoas Portadoras de Deficiência.
· Contextos de prestação de serviços e cuidados diretos à população infantojuvenil e adulta, em trabalho educativo e social.
| Destinatários
Os destinatários deste Mestrado são, além de investigadores das Ciências Sociais, profissionais ligados à intervenção social no terreno junto de indivíduos, grupos e territórios vulneráveis (em autarquias, instituições publicas e privadas de solidariedade social, associações de desenvolvimento local e comunitário, entre outros), com formações de base em Educação Social, Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Animação Sociocultural, entre outras; Recém-licenciados, Recém-Pós-graduados e todos os que pretendem desenvolver uma carreira profissional em Portugal ou no Estrangeiro ou até mesmo uma carreira de investigação científica.
| Plano de Estudos
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
Metodologias de Investigação em Ciências Sociais |
216 h 16 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Vulnerabilidades Sociais Emergentes |
216 h 16 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Educação e Literacia em Saúde |
189 h 14 h assíncronas + 4 h síncronas |
7 |
Empreendedorismo e Inovação Social |
189 h 14 h assíncronas + 4 h síncronas |
7 |
1.º Ano / 2.º semestre |
||
Âmbitos e Modelos de Atuação na Reinserção Social |
216 h 16 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Psicologia Social |
216 h 16 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Instrumentos Práticos na Intervenção Social |
189 h 14 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Unidade Curricular Opcional (escolher uma):
• Cidadania, Educação e Direitos Humanos • Orientação e Dinâmicas Familiares • Políticas de Intervenção Social |
189 h 14 h assíncronas + 4 h síncronas |
6 |
2.º Ano / 1.º/2.º semestre |
||
Seminário de Investigação |
270 h 12 h assíncronas + 10 h síncronas |
10 |
Dissertação ou Projeto de Intervenção Social |
1350 h 4 h de orientação tutorial |
50 |
| Contactos
Coordenação: Professora Doutora Cátia Vaz

Email: catia.vaz@iscedouro.pt
Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca em 2020, Mestre em Educação Social, pelo Instituto Politécnico de Bragança desde 2012 e Licenciada em Educação Social, pelo mesmo desde 2007. Possui Formação de Formadores em Empreendedorismo Social; possui certificação na área e domínio D13 Educação para a Cidadania pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Coordenadora do Mestrado em Intervenção Social; Coordenadora da Licenciatura em Educação Social, do CTeSP em Serviço Familiar e Comunitário do ISCE Douro; Cocoordenadora da Pós-Graduação em Intervenção em Contextos de Vulnerabilidade e Risco Social; Coordenadora da Comissão de Voluntariado "Distribuir Sorrisos - Spreading Smiles" do ISCE Douro docente deste mesmo Instituto. Formadora em distintas áreas, nomeadamente: sociais, educacionais e tecnológicas; Membro dos conselheiros para a Igualdade de Género; Oradora em congressos nacionais e internacionais. Membro de júris de mestrado.
Docente na Escola Superior de Educação de Bragança do Departamento de Ciências da Educação e Supervisão, desde 2017. Investigadora e autora de artigos científicos, na área da educação social, nomeadamente: Bullying Escolar, Cyberbullying; Doença de Alzheimer, Homofobia na Terceira Idade, Homofobia na Escola; Cuidadores Formais e Informais de Doentes de Alzheimer; Saúde Mental e Tecnologias Digitais entre outros temas. Membro Integrado do Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITED, IPB); Membro Colaborador do Centro de Investigação CI-ISCE e colaboradora do Centro de Investigação SEVIN (SOCIEDAD, EDUCACION, VIOLENCIA E INFANCIA).
Ainda em termos profissionais e da promoção da Educação Social já trabalhou com distintas populações entre elas: Toxicodepentes; Idosos; Crianças e Jovens (CPCJ) -Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Reclusos; Adultos/desempregados (em contexto formativo/formação); Crianças do 1.º,2.º,3.º ciclos do Ensino Básico e ensino secundário (em contexto de trabalho de prevenção do bullying escolar); Professores do 1.º, 2.º 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Educadores de Infância (na Nova Estratégia Nacional para a Cidadania); foi supervisora Técnica na Casa de Trabalho Doutor Oliveira Salazar, em Bragança, é autora do Jogo Didático, direcionado para a Prevenção Primária do Bullying Escolar: “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” e do “Playing and Smiling the Bullying Let’s Prevent”, com o qual ministra como Educadora Social Workshops, assim como apresentações do instrumento didático, de Norte a Sul do país, incluindo ilhas e estrangeiro.
Coordenação: Professora Filipa Veríssimo Coelhoso

Filipa Veríssimo Coelhoso, Técnica Superior de Educação Social pelo ISCE, Doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade Miguel Hernandéz de Elche e Pós-Doutorada em Ciências da Educação, na especialização em Educação para a Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana. É Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, no qual coordena a licenciatura em Educação Social, o Mestrado em Educação Social na especialização de crianças e jovens em risco e o Mestrado em Educação na Especialização de Desenvolvimento Sociocomunitário.
É membro do centro de investigação do ISAMB – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, do CI-ISCE e Investigadora da Equipa Aventura Social. É consultora internacional na Plurália – Consultoria e Formação para as áreas da educação, desenvolvimento sociocomunitário e educação e promoção da saúde.
Autora e co-autora de artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais no âmbito da Educação Social, Educação e Promoção da Saúde, Comportamentos de Saúde e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais ao longo da vida.
| Documentos
Preçário 2025/26
Diário da República
Parceiros
Cátia Vaz
Filipa Coelhoso
secretaria@iscedouro.pt
255 318 550
(chamada para rede fixa nacional)