Notícia2 de novembro de 2026

ISCE Douro recebe IV Mostra de Voluntariado e reforça o compromisso com a solidariedade

Iniciativa reuniu entidades de diferentes áreas no nosso Campus promovendo o contacto com oportunidades de voluntariado e incentivando a participação ativa da comunidade académica

43 fotografias — clique para ampliar

O ISCE Douro recebeu, no passado dia 28 de outubro de 2026, a IV Mostra de Voluntariado, uma iniciativa organizada pela Comissão de Voluntariado em parceria com a Associação de Estudantes, dedicada à promoção da solidariedade, da cidadania ativa e do envolvimento da comunidade académica em projetos de voluntariado. Realizada no Campus Educativo do nosso Instituto, a iniciativa proporcionou um espaço de encontro e partilha entre estudantes, docentes, colaboradores e entidades parceiras, dando a conhecer diferentes causas sociais e oportunidades de participação em projetos com impacto na comunidade.

Nesta 4.ª edição da Mostra de Voluntariado participaram as seguintes entidades:

·         Cercimarco

·         Liga Portuguesa Contra o Cancro

·         Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo

·         Inovterra – Associação para o Desenvolvimento Local

·         Junta de Freguesia de Penafiel

·         Academia Dom Egas

·         ANEIS

·         Penafiel Verde

A diversidade das entidades participantes permitiu dar visibilidade a diferentes áreas de intervenção e demonstrar como o voluntariado pode assumir diversas formas, de acordo com as necessidades da comunidade e as competências, os interesses e a disponibilidade de cada voluntário.

Ao longo do evento que contou com a atuação da Tuna do nosso Instituto "Sentir D'ouro", os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas entidades presentes, contactar diretamente com os seus representantes e explorar possibilidades de envolvimento em ações de voluntariado.

A iniciativa reforça o compromisso do ISCE Douro com a formação integral dos estudantes, promovendo valores como a empatia, a responsabilidade social, a cooperação e a participação cívica. Para além da aquisição de conhecimentos académicos, o voluntariado constitui uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de contacto com diferentes realidades sociais.

A IV Mostra de Voluntariado marca a abertura oficial do ano letivo de voluntariado 2026/2027 permitindo que toda a comunidade académica, possa, ao longo das próximas 2 semanas começar a inscrever-se no voluntariado junto dos serviços de apoio.

Através da dinamização de iniciativas como esta, o nosso Instituto reafirma, a importância da colaboração entre o ensino superior e as organizações da comunidade, incentivando a construção de uma sociedade mais participativa, solidária e inclusiva, onde cada gesto pode contribuir para fazer a diferença.

PartilharFacebook

Mais fotografias