Candidatos MyISCEDouro Plataforma EaD Biblioteca Digital UniDED/B-Learning Qualidade Webmail Reservas ACADÉMICO Bar
ISCE Douro

Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o n.º R/ A -Cr215/2015 da DGES, de 24 de agosto de 2015
Publicado na 2.ª série do Diário da República, n.º 204, de 19 de outubro de 2015

 

| Coordenação

| Número de Vagas


Professora Doutora Marlene Barra


20

 

| Apresentação do Curso

Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação Básica, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar. A promoção da assunção de atitudes e de práticas investigativas, através da estimulação da curiosidade e do gosto do saber, numa ótica social, científica, tecnológica, cultural e ambiental, é tida como indispensável à correta formação tanto do indivíduo enquanto cidadão, quanto do futuro profissional.

 

| Acreditação do Curso

Acreditado em 02/06/2015

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

Licenciado

 

| Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes, no final do CE, deverão ser capazes de: demonstrar conhecimentos, aptidões e competências no domínio da Educação, que revelem condições que permitam assegurar o prosseguimento para o 2.º ciclo de estudos. Mobilizar conhecimentos, aptidões e competências no domínio educativo relevantes para um desempenho de qualidade na ação em contextos educativos diversos e públicos de diferentes faixas etárias. Conceber, desenvolver e avaliar unidades de ensino-aprendizagem sustentadas na capacidade analítica e crítica. Praticar uma atitude investigativa permanente sustentada pelo conhecimento e adequação metodológica a contextos diversificados. Desenvolver uma formação de base na área da docência, sólida e estruturada, baseada na aquisição de saberes das várias áreas de conhecimento implicadas na Educação. Fundamentar opções pedagógicas baseadas na contextualização das dimensões ética, cívica, cultural e científica, projetando o sucesso educativo dos grupos com que trabalha.

 

| Saídas Profissionais

Prosseguimento de estudos para os mestrados profissionalizantes (2.º ciclo de estudos); Exercício de funções em contextos educativos não formais, como, por exemplo, carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como o desenvolvimento de atividade independente qualificada. 

 

| Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

Pedagogia e Modelos de Educação

35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

Sociologia da Educação e da Infância

25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

História de Portugal I

45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

Técnicas de Expressão e Comunicação em Português

55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

Fundamentos da Matemática

55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

Temas Integrados de Ciências I

20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

5

1.º Ano / 2.º semestre

Metodologia Investigação em Educação

35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

Introdução à Linguística Portuguesa

55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

Geometria

55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

Temas Integrados de Ciências II

20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

5

História de Portugal II

45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

Geografia de Portugal I

45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

2.º Ano / 1.º semestre

Desenvolvimento Curricular

35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3

Língua Portuguesa e Aquisição da Linguagem

55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

Álgebra

55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

Educação Especial e Inclusão

25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

Expressão Físico-Motora

25 (teórico-práticas) / 30(prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

Geografia de Portugal II

45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

  Opção I:


        Inglês  25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)
2
        Espanhol
        Mandarim

2.º Ano / 2.º semestre

Língua e Cultura Portuguesa

55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

Probabilidades e Análise de Dados

25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

Expressão Dramática

25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

Expressão Plástica

25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

Expressão Musical

25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

3.º Ano / 1.º semestre

Expressões Criativas Integradas

25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

Resolução de Problemas em Matemática

25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

6

Educação Ambiental e Saúde

45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

5

Observação e Intervenção em Contextos Educativos

30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial)

8

Opção II:

   

Multiculturalidade e Educação Intercultural

35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) 

3

Educação de Adultos

Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos

Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação

Opção III:

   

Oficina de Leitura e Escrita

25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

2

Práticas Experimentais em Ciências

10 (teórico-práticas) / 15 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

Oficina de Educação Matemática

25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

Oficina da História e de Geografia

25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

3.º Ano / 2.º semestre

Didática da Língua Portuguesa

20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

Didática da Matemática

20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

Didática do Estudo do Meio

20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

Didática das Expressões

20 (teórico-práticas) / 70 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

Literatura para a Infância e Juventude

55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial)

6

Projetos em Contextos Educativos

30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial)

8

 

| Documentos


| Contactos

CoordenaçãoProfessora Doutora Marlene Barra

Marlene Barra é Licenciada em Educação de Infância com especialização em Metodologia e Supervisão em Educação Infantil e Básica Inicial, possui Mestrado em Sociologia da Infância e Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Enquanto consultora técnico científica contribui para vários projetos internacionais junto da UNICEF, Banco Mundial, Cooperação Portuguesa, entre outros - sobretudo nos países de língua oficial portuguesa (São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste). É investigadora colaboradora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, com foco na situação da Infância dos países periféricos na intersecção dos Estudos da Criança e Estudos Pós-coloniais. Nas atividades de desenvolvimento de capacidades, formação científico tecnológica e docência no ensino superior, tem como objetivo profissional global a melhoria dos serviços, programas e políticas direcionadas às crianças e suas famílias.

Lurdes Pereira 
Ondina Monteiro
secretaria@iscedouro.pt


255 318 550

(chamada para rede fixa nacional)

;