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ISCE Douro

TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA*

*Alteração de designação de Curso aguarda Publicação em Diário da República


Aviso n.º 5225/2016, Diário da República, 2.ª série – N.º 78 – 21 de abril de 2016

 

| Coordenação

| Número de Vagas

 Professora Doutora Vera Ribeiro 

 39

 

| Apresentação do Curso

 

Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com base numa matriz de formação multidisciplinar, que ao nível do ensino superior, se concretiza na aquisição de conhecimentos, capacidades conceptuais e técnicas nas áreas das Artes, das Indústrias Criativas e Entretenimento e no sector das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) numa perspetiva promotora de autonomia e vertente empreendedora.

Proporcionar e potenciar o desenvolvimento de perspetivas de análise, de investigação e crítica sustentadas, a partir do domínio de fundamentos teóricos e ética nas práticas, nomeadamente ao nível da produção conceptual e material de teor ou suporte pedagógico, educacional, lúdico e cultural, voltado para os diferentes contextos e domínios organizacionais. Promover a compreensão e descodificação do impacto do uso das tecnologias e sua evolução nas sociedades da informação e do conhecimento num paradigma de inovação partilha e transferência de conhecimento, em cenários nacionais e internacionais.

 

| Sítio Web do Departamento de Tecnologias, Artes e Multimédia

 

Para conhecer melhor o Departamento de Tecnologias, Artes e Multimédia do ISCE Douro, a nossa equipa, as atividades que desenvolvemos e outras informações, contacte-nos.

 

| Acreditação do Curso

 

Acreditado em 01/04/2016

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

 

Licenciado

 

| Provas de Ingresso

 

Uma das seguintes provas

- 12 – História e Cultura das Artes
- 16 – Matemática
- 18 – Português


| Objetivos de Aprendizagem

 

No final do curso os estudantes deverão:

Dominar a multimédia enquanto eixo aglutinador de equipamentos e softwares, materiais e técnicas que articulam conhecimentos e dimensões ao nível do texto, som, imagem fixa e animada. Atuar no processo de produção de conteúdos interativos e multimédia, dominando das linguagens de programação numa perspetiva de exploração e produção.

Assumir uma formação multidisciplinar, alicerçada na compreensão e domínio das formas e códigos das linguagens das artes e multimédia, da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar uma intervenção criativa e fomentar práticas inovadoras nos domínios artístico, cultural, organizacional e empresarial.

Desenvolver e avaliar projetos interativos e multimédia a partir de problemas identificados em contextos diferenciados, indispensáveis a uma lógica profissionalizante sustentada numa ótica de empreendedorismo responsável e desenvolvimento sustentável.

 

| Saídas Profissionais

 

As saídas profissionais do curso encontram-se distribuídas por diferentes setores e esferas económicas. Assim, um profissional formado nesta área deverá responder nas vertentes autoral de criação, produção e desenvolvimento de produtos interativos e multimédia para empresas culturais, criativas e de entretenimento. Deve ainda ser capaz de desenvolver produtos inovadores para os setores da saúde, empresas ligadas à educação, empresas gráficas, de comunicação audiovisual e publicidade, produção e manutenção de páginas para a web, empresas produtoras de cinema de animação e empresas de produção multimédia..

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR CARGA HORÁRIA ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

Desenho

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Criação e Edição de Conteúdos WEB

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

História das artes e do Design

25 (teóricas) / 25 (teórico-práticas) / 10 (orientação tutorial)

6

Cultura Contemporânea

25 (teóricas) / 25 (teórico-práticas) / 10 (orientação tutorial)

6

Técnicas de Inglês Aplicado

15 (teórico-práticas) / 15 (prática laboratorial) / 2 (orientação tutorial)

3

Técnicas de Expressão e Comunicação do Português

15 (teórico-práticas) / 15 (prática laboratorial) / 2 (orientação tutorial)

3

1.º Ano / 2.º semestre

Processos Sensoriais e Perceção

15 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

5

Fotografia Digital e Tratamento de Imagem

10 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

5

Laboratório Multimédia

75 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

8

Introdução à Programação Orientada a Objetos

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Captação e Edição de Áudio e Vídeo

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

2.º Ano / 1.º semestre

Introdução à Interação

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Ambientes Gráficos Digitais

10 (teórico-práticas) / 40 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Técnicas Avançadas de Programação WEB e Bases de Dados

10 (teórico-práticas) / 40 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Narrativas Digitais

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Comunicação e Marketing

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

2.º Ano / 2.º semestre

Modelação 3D e Animação 3D

10 (teórico-práticas) / 40 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Programação para Dispositivos Interativos

10 (teórico-práticas) / 40 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Laboratório de Arte Digital

75 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

8

Processos e Métodos de Criatividade

10 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

4

Artes Performativas e Media Digitais

10 (teórico-práticas) / 40 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

3.º Ano / 1.º semestre

Laboratório de Media Interativos

75 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial)

8

Avaliação da Usabilidade

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Conceção e Implementação de Projetos Multimédia

15 (teórico-práticas) / 35 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

Ética e Deontologia na Comunicação

15 (teóricas) / 15 (teórico-práticas) / 10 (orientação tutorial)

4

Jogos Interativos

10 (teórico-práticas) / 40 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

6

3.º Ano / 2.º semestre

Empreendedorismo Criativo - Opção

15 (teóricas) / 15 (teórico-práticas) / 10 (orientação tutorial)

4

Plataforma e Indústrias Criativas - Opção

15 (teóricas) / 15 (teórico-práticas) / 10 (orientação tutorial)

4

Seminário

28 (seminário) / 28 (trabalho de campo) / 4 (orientação tutorial)

8

Estágio/Projeto

165 (estágio) / 15 (orientação tutorial)

18

 

| Documentos


| Contactos

 

CoordenaçãoProfessora Doutora Vera Ribeiro vera.ribeiro@iscedouro.pt

Doutora na área das Ciências da Comunicação pela Universidade de Valladolid em Espanha, título reconhecido pela Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Produção Audiovisual pela Universidade de Alcalá, em Madrid, Espanha e Mestrado em Design, pela London School of Design and Marketing, Londres, Reino Unido. Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Valladolid, Espanha, em Comunicação Audiovisual e Publicidade. Pós-graduanda em Ensino à distância no Ensino Superior.

Lurdes Pereira 
Ondina Monteiro
secretaria@iscedouro.pt


255 318 550

(chamada para rede fixa nacional)


| Entidades Parceiras

 

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