Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o nº R/A-Cr 251/2015/AL01 a 26 de maio de 2022
Aviso n.º 12013/2022, Diário da República, 2.ª série – N.º 114 – 14 de junho de 2022
| Coordenação |
| Número de Vagas |
Professora Doutora Marlene Barra |
20 |
| Apresentação do Curso
Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar.
| Acreditação do Curso
Acreditado em 04/04/2022
| Grau ou Diploma Conferido
Mestre
| Condições de Acesso
- Licenciatura em Educação Básica
- Prova de Avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa
| Objetivos de Aprendizagem
- Organizar o tempo, o espaço e os materiais, de modo a proporcionar experiências educativas integradas;
- Planificar a intervenção educativa de forma integrada e flexível envolvendo as crianças em atividades/projetos;
- Refletir, numa perspetiva formativa, sobre a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos adotados, bem como o desenvolvimento e aprendizagens individuais e de grupo;
- Relacionar-se por forma a favorecer o trabalho em equipa;
- Estimular a curiosidade da criança/aluno pelo que a/o rodeia, promovendo a sua capacidade de identificação e resolução de problemas;
- Contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cívico numa perspetiva de educação para a cidadania;
- Mobilizar os saberes científicos de forma contextualizada, integrando os conhecimentos e experiências adquiridas nas áreas curriculares;
- Promover a investigação científica articulando as áreas curriculares de cada nível (de educação e de ensino).
- Organizar o tempo, o espaço e os materiais, de modo a proporcionar experiências educativas integradas;
- Planificar a intervenção educativa de forma integrada e flexível envolvendo as crianças em atividades/projetos;
- Refletir, numa perspetiva formativa, sobre a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos adotados, bem como o desenvolvimento e aprendizagens individuais e de grupo;
- Relacionar-se por forma a favorecer o trabalho em equipa;
- Estimular a curiosidade da criança/aluno pelo que a/o rodeia, promovendo a sua capacidade de identificação e resolução de problemas;
- Contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cívico numa perspetiva de educação para a cidadania;
- Mobilizar os saberes científicos de forma contextualizada, integrando os conhecimentos e experiências adquiridas nas áreas curriculares;
- Promover a investigação científica articulando as áreas curriculares de cada nível (de educação e de ensino).
| Saídas Profissionais
Educador de Infância e Professor de 1º Ciclo de Ensino Básico (docência ao nível de instituições públicas e/ou privadas).
| Plano de Estudos
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
38 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) |
4 | |
38 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) |
4 | |
29 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) |
3 | |
23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) |
2,5 | |
47 (teórico-práticas) / 3 (orientação tutorial) |
4 | |
27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial) |
9,5 | |
23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) |
3 | |
1.º Ano / 2.º semestre |
||
23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) |
5 | |
23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) |
5 | |
23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) |
5 | |
Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final |
19 (seminário) / 1 (orientação tutorial) |
1,5 |
21 (seminário) / 208 (estágio) / 16 (orientação tutorial) |
13,5 | |
2.º Ano / 1.º semestre |
||
23,5 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial) |
2,5 | |
37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) |
4 | |
37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial) |
4 | |
23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial) |
5 | |
27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial) |
9,5 | |
28 (teórico-práticas) / 28,5 (prática laboratorial) / 3,5 (orientação tutorial) |
5 | |
2.º Ano / 2.º semestre |
||
19 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial) |
2 | |
23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial) |
5 | |
23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial) |
5 | |
Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final II |
19 (seminário) 1 (orientação tutorial) |
3 |
31 (seminário) 208 (estágio) 16 (orientação tutorial) |
13,5 | |
Opção: |
||
14 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial) |
1,5 | |
| Documentos
| Admissão no Ciclo de Estudos
Prova de Língua Portuguesa - componente escrita 2018/19- (Consultar)
Prova de Língua Portuguesa - componente oral 2018/19 (Consultar)
Quadro de cotações da Prova Oral (Consultar)
Normas Regulamentares (Consultar)
| Contactos

Coordenação: Professora Doutora Marlene Barra
Marlene Barra é Licenciada em Educação de Infância com especialização em Metodologia e Supervisão em Educação Infantil e Básica Inicial, possui Mestrado em Sociologia da Infância e Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Enquanto consultora técnico científica contribui para vários projetos internacionais junto da UNICEF, Banco Mundial, Cooperação Portuguesa, entre outros - sobretudo nos países de língua oficial portuguesa (São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste). É investigadora colaboradora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, com foco na situação da Infância dos países periféricos na intersecção dos Estudos da Criança e Estudos Pós-coloniais. Nas atividades de desenvolvimento de capacidades, formação científico tecnológica e docência no ensino superior, tem como objetivo profissional global a melhoria dos serviços, programas e políticas direcionadas às crianças e suas famílias.
Lurdes Pereira
Ondina Monteiro
secretaria@iscedouro.pt
255 318 550
(chamada para rede fixa nacional)