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ISCE Douro

Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o nº R/A-Cr 251/2015/AL01 a 26 de maio de 2022
Aviso n.º 12013/2022, Diário da República, 2.ª série – N.º 114 – 14 de junho de 2022

 

 

| Coordenação

| Número de Vagas


Professora Doutora Marlene Barra


20

 

| Apresentação do Curso

Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar.

 

| Acreditação do Curso

Acreditado em 04/04/2022

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

Mestre

 

| Condições de Acesso

  • Licenciatura em Educação Básica
  • Prova de Avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa

 

| Objetivos de Aprendizagem

  • Organizar o tempo, o espaço e os materiais, de modo a proporcionar experiências educativas integradas;
  • Planificar a intervenção educativa de forma integrada e flexível envolvendo as crianças em atividades/projetos;
  • Refletir, numa perspetiva formativa, sobre a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos adotados, bem como o desenvolvimento e aprendizagens individuais e de grupo;
  • Relacionar-se por forma a favorecer o trabalho em equipa;
  • Estimular a curiosidade da criança/aluno pelo que a/o rodeia, promovendo a sua capacidade de identificação e resolução de problemas;
  • Contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cívico numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Mobilizar os saberes científicos de forma contextualizada, integrando os conhecimentos e experiências adquiridas nas áreas curriculares;
  • Promover a investigação científica articulando as áreas curriculares de cada nível (de educação e de ensino).

 

| Saídas Profissionais

Educador de Infância e Professor de 1º Ciclo de Ensino Básico (docência ao nível de instituições públicas e/ou privadas).

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

Educação Literária

38 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial)

4

Números, Geometria e Medida

38 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial)

4

Organização e Desenvolvimento Curricular I

29 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial)

3

Educação e Envolvimento Parental

23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial)

2,5

Complementos de Expressões Artísticas e Motoras

47 (teórico-práticas) / 3 (orientação tutorial)

4

Prática de Ensino Supervisionada I - Creche

27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial)

9,5

Metodologia da Investigação Educacional

23 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial)

3

1.º Ano / 2.º semestre

Didática da Matemática em Educação de Infância

23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial)

5

Didática do Conhecimento do Mundo na Educação de Infância

23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial)

5

Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial)

5

Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final

19 (seminário) / 1 (orientação tutorial)

1,5

Prática de Ensino Supervisionada II - Jardim de Infância

21 (seminário) / 208 (estágio) / 16 (orientação tutorial)

13,5

2.º Ano / 1.º semestre

Organização e Desenvolvimento Curricular II

23,5 (teórico-práticas) / 1,5 (orientação tutorial)

2,5

História e Geografia de Portugal

37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial)

4

Ciências da Terra e da Vida

37,5 (teórico-práticas) / 2,5 (orientação tutorial)

4

Didática das Expressões Artísticas e Motoras

23 (teórico-práticas) / 24 (prática laboratorial) / 3 (orientação tutorial)

5

Prática de Ensino Supervisionada III - 1.º Ciclo EB

27 (seminário) / 109 (estágio) / 12 (orientação tutorial)

9,5

Didática do Português no 1.º Ciclo

28 (teórico-práticas) / 28,5 (prática laboratorial) / 3,5 (orientação tutorial)

5

2.º Ano / 2.º semestre

Intervenção Precoce na Infância

19 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial)

2

Didática do Estudo do Meio

23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial)

5

Didática da Matemática no 1.º Ciclo

23 (teórico-práticas) 24 (prática laboratorial) 3 (orientação tutorial)

5

Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final II

19 (seminário) 1 (orientação tutorial)

3

Prática Ensino Supervisionada IV — 1.º Ciclo EB

31 (seminário) 208 (estágio) 16 (orientação tutorial)

13,5

Opção: 

 Ética e Deontologia Profissional 

14 (teórico-práticas) 1 (orientação tutorial)

1,5

Organização e Gestão da Escola

Mediação Socioeducativa e Cidadania


| Documentos

 

| Admissão no Ciclo de Estudos

Prova de Língua Portuguesa - componente escrita 2018/19- (Consultar)

Prova de Língua Portuguesa - componente oral 2018/19 (Consultar)

Quadro de cotações da Prova Oral (Consultar)

Normas Regulamentares (Consultar)

 

| Contactos

Coordenação: Professora Doutora Marlene Barra

Marlene Barra é Licenciada em Educação de Infância com especialização em Metodologia e Supervisão em Educação Infantil e Básica Inicial, possui Mestrado em Sociologia da Infância e Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Enquanto consultora técnico científica contribui para vários projetos internacionais junto da UNICEF, Banco Mundial, Cooperação Portuguesa, entre outros - sobretudo nos países de língua oficial portuguesa (São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste). É investigadora colaboradora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, com foco na situação da Infância dos países periféricos na intersecção dos Estudos da Criança e Estudos Pós-coloniais. Nas atividades de desenvolvimento de capacidades, formação científico tecnológica e docência no ensino superior, tem como objetivo profissional global a melhoria dos serviços, programas e políticas direcionadas às crianças e suas famílias.

 

Lurdes Pereira 
Ondina Monteiro


secretaria@iscedouro.pt


255 318 550

(chamada para rede fixa nacional)


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