Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude assinalado no ISCE Douro
No dia 24 de abril de 2024, o Instituto Superior de Ciências Educativas Douro (ISCE Douro) assinalou o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Penafiel. O evento contou com mais uma conversa temática dos "Saberes D' Ouro" com o tema “Intervenção das CPCJ para a promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens” que pretendeu sensibilizar e capacitar os estudantes e a comunidade para a prevenção dos maus tratos, alertando para a necessidade da deteção de sinais de alerta e acesso a recursos de apoio para famílias em situações vulneráveis, proferida pela Dr.ª Ana Mota e Dr.ª Lígia Pacheco.
O evento contou, ainda, com a iniciativa, por parte da Coordenação e Estudantes da Licenciatura em Educação Social, da construção da "Árvore dos Afetos" – um símbolo poderoso de amor e proteção para as crianças e jovens. A "Árvore dos Afetos" foi construída com corações, mensagens de esperança, desenhos coloridos e símbolos que expressam a importância dos laços emocionais na formação de uma sociedade mais empática e solidária.
“A parceria do ISCE Douro com a CPCJ de Penafiel foi fundamental para ampliar o alcance e o impacto da iniciativa, pois é crucial envolver a Comunidade Educativa e Académica na promoção de ambientes seguros e afetivos para as nossas crianças e jovens”, destacou a Coordenadora da Licenciatura em Educação Social, Professora Doutora Cátia Vaz.
Além da construção da árvore, o evento contemplou momentos de convívio através de um lanche e contou com a participação de Instituições e Associações Locais, como: CPCJ Paredes, Junta de Freguesia de Penafiel, CPCJ de Penafiel em parceria com as Escolas Locais, Centro de Apoio ao sem abrigo - CASA, Associação de Solidariedade Social e Cultura para o Desenvolvimento de Rans, Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Associação para o Desenvolvimento de Lagares, Casa do Povo de Peroselo, Obra da Assistência Social da Freguesia de Sobrosa e ASRC “Ao encontro das Raízes” - Lousada.
Os "Saberes D' Ouro" no ISCE Douro não só celebraram o espírito de solidariedade e união, mas também reforçou o compromisso coletivo com a proteção e bem-estar das futuras gerações. Que a "Árvore dos Afetos" permaneça como um lembrete duradouro da importância do amor, respeito e cuidado na construção de um futuro mais justo e compassivo para todas as crianças.